Transformação digital nas empresas: como sua organização está se comportando na nova Economia?

João Gobira

Por João Gobira

31 de março de 2020 às 18:32 - Atualizado há 5 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

No dia a dia contamos com diversas inovações tecnológicas que, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando ainda mais. Para muitas pessoas, é praticamente impossível viver sem as redes sociais, smartphones e internet, por exemplo, que influenciam nos comportamentos e relações.

Mas, como se dá tudo isso no meio corporativo? Será que as Organizações também estão “mergulhadas” nessa transformação digital?

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

A verdade é que as empresas tradicionais, por exemplo, não fazem parte do que está predominando na sociedade atual. São negócios que não nasceram nesta era e, por conta disso, vêm enfrentando muitos desafios para se adaptarem a essas inovações.

Tendo em vista que o consumidor assimilou mais fácil essas mudanças tecnológicas, o mundo corporativo, por sua vez, não está completamente adaptado. 

O caso é que se não houver um processo de transformação por parte das organizações, fatalmente elas serão extintas, já que essa enxurrada de novidades digitais não estão no futuro, mas sim no agora. 

Por conta disso, segue uma pergunta provocativa: como sua organização está se comportando frente à transformação digital e a nova economia que ela está gerando?

Pois é, a resposta vai depender do quão envolvido um indivíduo estará com as transformações da tecnologia, assim como seu conhecimento acerca das recentes disrupções. Mas, se você quer saber um pouco mais a respeito desse panorama, acompanhe a leitura até o final!

Empresas Tradicionais e a Transformação Digital

Liderança e gestão (1954)

Um dos principais desafios das empresas tradicionais é a assimilação e, consequentemente, a adaptação das inovações que, de certa forma, constituem a transformação digital.

Trata-se de conceitos que precisam ser entendidos por muitos gestores para que, assim, seja possível promover uma mudança estrutural em toda a organização, a partir de ferramentas tecnológicas que exerçam um papel central e estratégico nos negócios.

Levando em conta que o processo de mudança de um modelo de negócio corporativo, com base na utilização de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras, tem a ver com o amplo conceito de transformação digital.

É pertinente, então, destacar a busca pela otimização de desempenho por parte de uma organização é algo crucial. Todavia, isso não se resume apenas à criação de um site ou investimentos pesados em serviços de marketing digital, por exemplo. É necessário também promover uma mudança cultural dentro do ambiente corporativo para que o melhor alcance seja garantido, assim como resultados mais satisfatórios.

Mudança de Comportamento e o Progresso Tecnológico

como implementar inside sales nas pmes

No tópico anterior, foi dito que a adaptação de uma organização relacionada à transformação digital implica também em uma mudança de comportamento. Mas, como se daria isso?

Se você é um gestor e quer saber se a Companhia para quem colabora está se comportando dentro da Nova Economia é importante ter uma noção de como a respectiva organização lida com as inovações presentes no dia a dia e como isso pode ser aplicado nos negócios.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Também é legal saber como a empresa vê o consumidor, uma vez que sua mudança sempre foi uma realidade. Mas, em virtude da revolução tecnológica, está em uma velocidade ainda mais acelerada.

Considerando que a tecnologia trouxe uma imensa massa de soluções e de facilidades para esse consumidor, as empresas, por sua vez, precisam compreender essa realidade e assim se organizarem para suprir novas demandas.

Mas tudo isso demanda esforço e tampouco acontece do dia para noite. Como também já dissemos, não basta apenas criar um site para sair dizendo por aí que sabe como promover uma inovação tecnológica nos negócios e que sua empresa já entrou na era da transformação digital. É preciso saber como se dá o progresso tecnológico, o qual envolve três etapas, que são:

  • Digitização – é a transição da informação analógica para o digital, transformando dados em bit e, assim, armazenando em mídias eletrônicas de forma segura;
  • Digitalização – tem a ver com mudanças mais efetivas dentro de uma organização, utilizando a tecnologia como ferramenta principal. Os recursos que a empresa pode fazer uso podem estar relacionados à Automação de Marketing, Assinatura Digital, Internet das Coisas, Big Data e Criptomoedas, além de outras ferramentas importantes;
  • Transformação Digital – basicamente é o resultado da digitização e a digitalização, sendo que as oportunidades de mudanças para as empresas tornam-se mais reais para a organização com a transformação de cada ferramenta.

Nova Economia e a Transformação Digital

treine a sua equipe para implementar um inside sales

Cada vez mais é possível ler notícias sobre empresas tradicionais gigantes que estão a perder espaços e cifras para empresas novatas, as quais focadas no meio digital e menos no meio físico estão, do dia para noite, ganhando bilhões de reais.

São empresas que que estão alinhadas ao avanço tecnológico e que entenderam a Nova Economia, a qual possui características próprias, distinguindo-se dos sistemas econômicos  que já estamos condicionados. 

Essa Nova Economia, no entanto, e composta por quatro tipos de negócios, que são:

  1. Criativos – são pessoas que se dedicam a trabalhar com bens intangíveis e que, além disso, fazem dinheiro atuando em áreas que sentem maior empatia;
  2. Sociais – são pessoas que dão atenção ao impacto que seus trabalhos possam causar na sociedade;
  3. Escaláveis – são pessoas que trabalham estratégias voltadas a uma alta materialização do lucro, ou seja, um negócio escalável;
  4. Inovadores corporativos – são pessoas empreendedoras que se dedicam a trabalhar com o dinheiro dos acionistas de uma organização.

O termo disruptura é o melhor para definir a Nova Economia, uma vez que ela faz certo rompimento com o velho mercado, proporcionado, assim, ampla abertura para novas ideias com viés mais tecnológico, prático e flexível.

Por conta disso, é interessante refletirmos sobre esses conceitos que, de certa forma, podem se colocar como grandes desafios para as empresas que, além disso, precisam também se preocupar com a criação de marcas que se adaptem às mudanças no negócio, sem que ocorra, de fato, a perda da essência.

A Transformação Digital e a Nova Economia atuando nas Empresas

como implementar inside sales no seu negócio

Redefinição é também a palavra-chave para essa era de transformação digital e a Nova Economia. E isso porque as inovações tecnológicas estão redefinindo os princípios básicos de estratégia, assim como mudando o que, até então, era algo tido como “normal”. Quer dizer, foram extintas as temidas ameaças, surgindo novas oportunidades. Como assim?

Veja bem, a amplitude da transformação digital nunca foi considerada pelas empresas tradicionais, elas sempre estiveram atreladas aos seus produtos, inovando-os com base na intuição – o que não é um método confiável.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Todavia, se tivessem investido nesse processo de transformação estariam recebendo feedbacks do mercado, possibilitando aos seus gestores uma tomada rápida de decisão, reduzindo, então, custos e impactos relacionados aos negócios.

Tudo isso significa que essa empresa estaria inovando seu produto, não orientada pela intuição, mas sim pela validação de clientes reais. Ou seja, a questão central não seria exclusivamente o desenvolvimento de um produto melhor (do ponto de vista tecnológico), mas focar nas necessidades concretas de cada consumidor.

Impacto da Transformação Digital e a Nova Economia nas Empresas

Entenda a definição do termo e alguns modelos de negócio que se tornaram exponenciais

Sem dúvida, uma empresa precisa gerar valor aos clientes e, sendo assim, é importante que os mesmos possam desfrutar de todas as “regalias” disponíveis, a partir da melhora que essa empresa promoveu, otimizando o processo de compra e a automação da operação que resultarão em eficiência, produtividade e satisfação por parte da audiência. 

Tudo isso não deixa de ser um desafio, afinal, o eixo das estratégias de sua empresa precisa sim ser uma transformação na forma de trabalhar.

E para compreender um pouco mais do que estamos falando, confira nos tópicos a seguir alguns impactos que a transformação digital e a nova economia podem proporcionar para uma empresa:

Processos

Transformar processos que eram realizados de forma manual para automação é garantir o controle, bem como a interligação entre os setores da empresa. Fazendo isso, a organização elimina pontos de gargalo que estrangulavam a produção e fomenta modelos de negócios adaptáveis a um mercado em ebulição.

Sustentabilidade

Faz pouco tempo que o tema Sustentabilidade passou a ser uma preocupação nas organizações que começaram a se dar conta da importância de pensar no futuro do planeta mantendo a ética, o respeito ao meio ambiente, às pessoas e relações econômicas, até porque o não comprometimento com essas causas pode fazer com que a reputação de uma empresa seja destruída no próprio meio digital.

Satisfação

Como a principal tendência da transformação digital é a capacidade de proporcionar a melhor experiência ao consumidor,  através do aumento do uso dos dispositivos móveis, é interessante destacar que com a Nova Economia, o cliente é o foco dos negócios, ou seja, tudo precisa ser mais “prático”.

O site de sua empresa precisa ser responsivo, pois adaptando-o a qualquer dispositivo, suas ofertas estarão o tempo todo acessíveis para que o cliente que, de onde estiver, possa acessá-lo e, assim, comprar ou contratar seu serviço. 

Vantagens

A empresa que faz um investimento na transformação digital e assimila a Nova Economia, é capaz de transformar seu alto desempenho em vantagens, mesmo porque novos fluxos de receita foram gerados, mais consumidores alcançados, a produtividade foi melhorada e a satisfação do cliente, assim como dos funcionários, atingiram novos patamares.

Otimização

O meio mais eficaz para otimizar processos é a digitalização que, com certeza, irá impactar na organização após sua implementação. Em alguns processos, é possível encontrar três aspectos:

  • Substituição – a nova tecnologia é adotada para desempenhar a mesma função que, até então, era realizada de forma manual ou por outra tecnologia. Um exemplo clássico disso é a substituição do uso de computadores desktop por dispositivos móveis em algumas negociações;
  • Extensão – uma nova funcionalidade de processo ou uma melhora significativa de processo acontece na empresa por meio de ferramenta tecnológica. Exemplo disso pode ser um novo canal de comunicação da empresa através das redes sociais;
  • Avanço – redefinição de um processo, a partir de um novo recurso tecnológico. Exemplo a ser citado quanto a isso é a gestão de documentação, utilizando assinatura eletrônica ou digital.

Demandas

Transformação digital tem tudo a ver com novas demandas, as quais estão relacionados às carreiras e salários, por exemplo. 

Para se ter uma ideia, com essa revolução tecnológica que o mundo vem presenciando, o mercado de trabalho se vê em mudanças substanciais, frente às novas habilidades no campo das profissões, bem como maior conhecimento acerca de segurança digital, desenvolvimento de aplicativos, análise de negócios, gerenciamento de dispositivos e redes, assim como segurança digital.

Conclusão

São diversos os impactos positivos da transformação digital e a Nova Economia, mesmo porque eles são capazes de resultar em diversos modelos de negócios. 

Esses modelos, no entanto, podem ser vistos desde a modernização de processo, passando pela melhora da experiência do usuário até a otimização de resultados e redução de custos.

Trata-se de um processo contínuo que precisa acontecer nas empresas para que os negócios evoluam e o objetivos estratégicos sejam finalmente alcançados.