Descubra o nível de maturidade digital da sua empresa

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

3 de agosto de 2020 às 17:50 - Atualizado há 4 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A maturidade digital da sua empresa fala muito sobre a sua capacidade de gestor e do seu conhecimento sobre a realidade do empreendimento e, principalmente, como é a sua atuação na correção de erros e potencialização dos acertos dela.

Mas por que é tão importante que você descubra em qual nível de maturidade digital a sua empresa está? Segundo um estudo realizado pela McKinsey sobre o nível de maturidade das empresas no Brasil, as empresas líderes em maturidade digital no país alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas.

Uma empresa madura é aquela que traça os planejamentos com coerência, possui foco no aperfeiçoamento dos seus produtos, investe na inovação, capacitação dos colaboradores e faz o acompanhamento com base em boa gestão de informação.

Ainda de acordo com o levantamento, à medida que as empresas aumentam sua maturidade digital, amplia-se a distância entre a média e as demais empresas para cada grupo de desempenho, indicando que existe uma curva significativa de aceleração da digitalização.

Entenda os níveis

Para descobrir o nível de maturidade da sua empresa, é preciso traçar um diagnóstico organizacional, que será validado por meio de perguntas e respostas práticas. A resposta deve obedecer a uma pontuação de maturidade, de 1 a 5, por exemplo.

Para conquistar um resultado positivo na pesquisa, é importante estabelecer quais as principais áreas do seu negócio e aplicar pesos diferentes a elas.

Antes de descobrir em qual nível de maturidade organizacional o seu negócio se encontra, leve em consideração algumas questões essenciais para a pesquisa:

Os líderes são maduros e permitem a integração entre as pessoas? Sua empresa está disposta a traçar estratégias a curto, médio e a longo prazo? O empreendimento possui uma boa gestão de conhecimento e analisa seus resultados? O cliente é a figura principal?

A partir dessas perguntas, conseguiremos entender em qual estágio a sua empresa se encontra. Confira:

1º nível: este primeiro nível está ligado ao personalismo. Ou seja, as atividades são distribuídas para os funcionários com mais interesse, dinamismo ou que são próximos do gestor. Nesta fase, as funções e responsabilidades não são bem definidas e os problemas vão sendo resolvidos por quem estiver mais disponível para resolver.

2º nível: há deficiências em seu planejamento organizacional. Neste nível, a empresa é quase sempre reativa a tudo que acontece. Não possui planejamento de longo prazo e muito menos percepção de risco de mercado ou o principal: aproveitamento de oportunidades. O empresário perde mais tempo resolvendo problemas de outros setores do que pensando no futuro do próprio negócio.

3º nível: nesta fase, o nível de maturidade foca na parte de parametrização de métodos e processos, ela está acima do básico e os processos são definidos para as atividades em produção. O empresário se preocupa com a qualidade dos produtos e serviços vendidos e procura criar uma padronização nos trabalhos diretamente relacionados.

4º nível: aqui, a empresa já possui todos os processos que envolvem produção e administrativos formalizados e seguidos por todos os colaboradores. Há a consolidação das políticas de gestão, as equipes são compostas de acordo com as funções a serem exercidas, ou seja, nenhuma atividade está na dependência de um funcionário em si.

5º nível: é a fase mais elevada de maturidade digital. Neste nível, a autonomia dos processos de gestão está avançada. Ou seja, a empresa cria e consegue aproveitar seus próprios mecanismos de adaptação a mudanças do ambiente.

Nesse estágio, os colaboradores já estão acostumados a pensar em soluções e melhorias para os processos sem que haja intervenção diretamente.

Inovação digital com estratégia

A GO.K é referência em inovação digital no mercado há 11 anos. Somos especialistas no assunto e podemos ajudar a sua empresa a conquistar o mais alto dos níveis de maturidade.

Conduzimos a inovação por meio de estratégias, outsourcing, consultoria, imersão e gestão da operação digital, oferecendo uma solução completa para a sua empresa!

Empresas que confiam no nosso trabalho: Pernambucanas, GrupoRD (Raia Drogasil), Digio, Coca-Cola, Coty, entre outros.

Quer saber mais? Acesse: http://gok.digital/ e conheça nossos cases de sucesso!