Segundo a Harvard Business Review, apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança. Saiba quais são as alternativas para crescer na carreira!
Pessoa chegando no trabalho de bicicleta (Foto: Pekic via Getty Images)
, jornalista
4 min
•
21 set 2022
•
Atualizado: 25 set 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Outro dia, enquanto eu apurava a matéria sobre profissionais que não querem mais cargo de liderança, me deparei com esse dado: apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança.
O relatório da Harvard Business Review deixa claro que o perfil das pessoas no mercado de trabalho está diferente, principalmente com a chegada da Geração Z.
A boa notícia para você que faz parte desse grupo (ou não) é que existem outras formas para você ter sucesso na carreira que, não necessariamente, tem a ver com gerir pessoas, ou, que seja um pouco de cada (gerir e ser especialista). Entenda:
Uma delas é a Carreira em Y. Neste caso, você pode optar em ser a tradicional liderança que faz gestão de pessoas ou ser especialista em um assunto, e não gerir diretamente. Neste episódio do videocast Mulheres do Agora, Paula Silva, especialista em tecnologia no Google, conta como funciona o modelo de trabalho na prática.
Já esta opção é para quem não quer rótulos de cargo, mas sim, trabalhar com um propósito — o que vai ao encontro do perfil da Geração Z. Na prática, você desempenha as tarefas necessárias — independente de qual papel seja — para alcançar o objetivo final.
Neste caso, é quando o profissional tem o interesse em fazer o maior conjunto de escolhas. Ou seja, cresce dentro da empresa desenvolvendo habilidades de gestão de pessoas e sua habilidade técnica, mas não de uma forma linear. O zigue-zague (desenho do W) significa que você deve atuar tanto como líder quanto como especialista no mesmo momento. Afinal, estamos no mundo BANI, né?
Cada vez mais as pessoas estão pedindo demissão de seus empregos. O que virou uma onda de demissão voluntária. No entanto, 25% dos que pediram as contas nos Estados Unidos estão se arrependendo.
Para que isso não aconteça com você, caso a desmotivação esteja no plano de carreira, é importante conhecer as alternativas que mais se enquadram com o seu perfil (Carreira em Y, W ou X?) e avisar a empresa qual delas você quer seguir.
Afinal, estamos na era da transparência entre profissionais e empresas. É importante que você apresente para a companhia as suas expectativas profissionais.
Desenvolva habilidades em gestão inovadora para se destacar na sua empresa em áreas como tecnologia, modelos de negócios e visão de futuro. Basta clicar aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!