Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Entenda por que milhões de pessoas se arrependeram de pedir demissão

Efeito da Great Resignation, mais de 25% dos que pediram as contas nos Estados Unidos estão se arrependendo. Entenda quais pontos você deve levar em consideração antes de pedir demissão

Entenda por que milhões de pessoas se arrependeram de pedir demissão

Foto por: Getty Images

, jornalista

5 min

27 jul 2022

Atualizado: 15 dez 2022

Por Sabrina Bezerra

Há um tempo, contamos que milhões de pessoas estavam pedindo demissão nos Estados Unidos, lembra? Virou um fenômeno chamado Great Resignation — e começou a ganhar força no Brasil.

Mas agora, meses depois do boom da Grande Renúncia, mais de 25% dos trabalhadores americanos estão reconsiderando se tomaram a decisão certa.

POR QUÊ?

Um estudo feito pela Joblist, plataforma inteligente de busca de emprego, mostrou que os profissionais estão com receio do mercado piorar nos próximos meses. Por isso, sentem pressa em encontrar um novo trabalho.

Já entre os americanos que encontraram um novo emprego depois de pedir as contas, 42% disseram que a empresa não correspondeu às suas expectativas.

A saudade dos colegas de trabalho também tornou-se motivo de arrependimento. “A conexão social é muitas vezes subestimada”, disse em entrevista à Bloomberg Kevin Harrington, CEO da Joblist. 

“Muitas pessoas passam tanto tempo no trabalho quanto com a família e os amigos. Para aqueles que constroem relacionamentos pessoais fortes com colegas, isso pode ter um grande impacto na forma como eles veem seu trabalho e na probabilidade de permanecer nele.” 

Gráfico Great Resignation

COMO EVITAR O ARREPENDIMENTO?

Para que não aconteça o mesmo com você, conversamos com Juliana Alencar, especialista em carreira, cultura organizacional e CEO e fundadora da W.G. Weird Garage.

Segundo ela, o primeiro passo é entender por que você quer pedir demissão. “Depois, deixe esses pontos claros para a empresa. Diga o motivo que está impulsionando você a sair.”

“Isso porque, cada vez mais, estamos caminhando para uma era da confiança, da coerência, da transparência. Quando você é transparente, esse processo de demissão voluntária (ou não) tende a ser muito mais tranquilo”, diz a empreendedora. É o famoso ficar pela confiança de ambas as partes ou sair com as portas abertas.

Por fim, se decidir pedir as contas, vale a pena fazer um planejamento financeiro. “Desta forma, se der alguma coisa errada, você vai conseguir sobreviver por um tempo lidando com o risco que tomou sem a necessidade de ficar olhando para trás e pensar ‘será que tomei a decisão certa?’”, conta. Se o motivo for saúde mental, vale conferir este artigo.

Escritório com cadeiras vazias e pessoa andando (foto: Unsplash(

POR QUE IMPORTA?

Os movimentos dos Estados Unidos tendem a refletir no Brasil. Por isso, antes de pedir demissão, avalie se vale a pena. Se sim, faça uma reserva financeira e elaborações para os seus próximos passos. Desta forma, você pode evitar o arrependimento. Outra dica é: mantenha o aprendizado em dia. O programa de Formação Executiva xBA pode ser uma ótima alternativa para você construir um diferencial competitivo relevante para sua liderança. Confira!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo