Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Carreira

Geração Z não quer cargo de liderança. Quais são as outras opções para crescer na empresa?

Segundo a Harvard Business Review, apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança. Saiba quais são as alternativas para crescer na carreira!

Geração Z não quer cargo de liderança. Quais são as outras opções para crescer na empresa?

Pessoa chegando no trabalho de bicicleta (Foto: Pekic via Getty Images)

4 min

21 set 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

Outro dia, enquanto eu apurava a matéria sobre profissionais que não querem mais cargo de liderança, me deparei com esse dado: apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança.

O relatório da Harvard Business Review deixa claro que o perfil das pessoas no mercado de trabalho está diferente, principalmente com a chegada da Geração Z.

A boa notícia para você que faz parte desse grupo (ou não) é que existem outras formas para você ter sucesso na carreira que, não necessariamente, tem a ver com gerir pessoas, ou, que seja um pouco de cada (gerir e ser especialista). Entenda:

O QUE É CARREIRA EM Y?

Uma delas é a Carreira em Y. Neste caso, você pode optar em ser a tradicional liderança que faz gestão de pessoas ou ser especialista em um assunto, e não gerir diretamente. Neste episódio do videocast Mulheres do Agora, Paula Silva, especialista em tecnologia no Google, conta como funciona o modelo de trabalho na prática.

Foto: golero via Getty Images

O QUE É CARREIRA EM X?

Já esta opção é para quem não quer rótulos de cargo, mas sim, trabalhar com um propósito — o que vai ao encontro do perfil da Geração Z. Na prática, você desempenha as tarefas necessárias — independente de qual papel seja — para alcançar o objetivo final. 

O QUE É CARREIRA EM W?

Neste caso, é quando o profissional tem o interesse em fazer o maior conjunto de escolhas. Ou seja, cresce dentro da empresa desenvolvendo habilidades de gestão de pessoas e sua habilidade técnica, mas não de uma forma linear. O zigue-zague (desenho do W) significa que você deve atuar tanto como líder quanto como especialista no mesmo momento. Afinal, estamos no mundo BANI, né?

POR QUE IMPORTA? 

Cada vez mais as pessoas estão pedindo demissão de seus empregos. O que virou uma onda de demissão voluntária. No entanto, 25% dos que pediram as contas nos Estados Unidos estão se arrependendo

Para que isso não aconteça com você, caso a desmotivação esteja no plano de carreira, é importante conhecer as alternativas que mais se enquadram com o seu perfil (Carreira em Y, W ou X?) e avisar a empresa qual delas você quer seguir.

Afinal, estamos na era da transparência entre profissionais e empresas. É importante que você apresente para a companhia as suas expectativas profissionais.

Thumbnail do vídeo

Banner WLP setembro 2022

+ Ter uma carreira em Y é uma das habilidades mais valorizadas do mercado de trabalho atualmente.

Só que é muito difícil se atualizar sobre tantos assuntos diversos em um curto espaço de tempo.

A StartSe se uniu à Nova SBE, uma das mais inovadoras e respeitadas escolas de negócio do mundo, para trazer todos esses conceitos em uma formação internacional inédita no Brasil: o Women's Leadreship Program.

Nesta formação destinada à executivas e profissionais em fase de ascensão de carreira, trouxemos as principais lideranças femininas do Brasil e do Vale do Silício, para te ensinar sobre autodesenvolvimento, liderança de impacto, liderando organizações, tecnologias, empreendedorismo e muito mais.

Tudo para você sair de lá uma liderança em Y no seu mercado de atuação e uma certificação internacional das mais respeitadas do mercado.

Confira aqui todas as suas mentoras nesse programa e também os módulos, e prepare-se para a próxima turma.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo