O Ponto de Virada: é hora de começar a pensar no seu

Avatar

Por Júnior Borneli

5 de abril de 2020 às 19:10 - Atualizado há 2 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Há poucos dias escrevi um artigo falando sobre “A Curva V”. Um fenômeno de recuperação já vivido por algumas empresas chinesas como a Xiaomi, que já tem seu volume de vendas 90% restabelecido.

Esse fenômeno, porém, não é natural. Ele pode acontecer se as empresas tomarem decisões importantes neste exato momento, quando estamos no olho do furacão.

Tudo o que você fizer agora vai definir a velocidade de recuperação da sua empresa. E existem 8 pontos cruciais que devem ser especialmente observados.

Ao executar cada um deles, sua empresa se preparará para fazer um movimento de expansão – e não de retração – como a maioria das empresas fará. É neste momento que se mostram as oportunidades encobertas pela crise.

Vamos lá: se sua empresa sobreviver aos “dias sombrios”, aos poucos ela se recuperará. As receitas óbvias retornarão em algum momento. Mas o que fará a diferença são as receitas improváveis, aquelas que você só enxergou quando estava no fundo do poço.

Elas acelerarão o processo de retomada da sua empresa e a tornarão mais forte, mais sólida e mais diversificada. Veja esse gráfico:

Portanto, a forma como você reage à crise no ponto mais baixo da curva, cuidando minuciosamente dos fluxos financeiros, encontrando novas formas de venda, mantendo sua base de clientes e tendo seu time unido e forte, permitirá que você encontre fontes alternativas de receita.

Elas manterão sua empresa ativa, até que o processo de retomada comece. E depois, se tornarão seu maior trunfo, quando ao final desse processo todo sua empresa estiver mais forte do que antes.

Nunca foi tão importante testar hipóteses. Dezenas, centenas de hipóteses até encontrar o caminho. É a capacidade de fazer isso muito rápido que vai definir o seu “ponto de virada”.

Com base no que estamos fazendo diariamente na StartSe e com o que observamos nas empresas no Vale do Silício e China, onde temos operação, compilamos os 8 pontos cruciais de retomada num projeto chamado Programa Exponencial de Retomada.

Estamos aplicando esses 8 pontos neste momento na StartSe. Por termos um modelo de negócios baseado, na sua maior parte, em cursos presenciais, tivemos uma queda acelerada na receita da companhia.

Contudo, encontramos fontes alternativas de receita e começamos a enxergar a “Curva V” nos nossos números. Se continuarmos trabalhando nesta direção, estaremos mais fortes do que antes desse turbilhão todo começar.

Acesse o site do Programa Exponencial de Retomada e conheça todos os detalhes. Você precisa executar agora as ações que vão reverter o seu movimento de queda.