A “Curva V”: o fenômeno de retomada das empresas chinesas

Avatar

Por Júnior Borneli

1 de abril de 2020 às 10:03 - Atualizado há 6 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A crise do coronavírus começou na China, no fina de dezembro. Um mês depois, o país parou, fechou quase todas as fábricas e todo o comércio. Milhões de pessoas foram colocadas em quarentena.

Os impactos disso na economia foram devastadores. A segunda maior economia do mundo estava na lona. Porém, no mês seguinte, com a pandemia local controlada, as empresas voltaram a operar.

Alguns dados mostram que 75% de toda capacidade produtiva do país foi retomada. No varejo, por exemplo, a Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, disse que 90% das suas vendas foram restabelecidas. E a atividade industrial chinesa cresceu em março, segundo o índice PMI.

O que se começa a observar na China é um movimento chamado “Curva V”. Isso significa que, com base nos primeiros indicadores, a economia se recuperará na mesma velocidade em que caiu.

Porém, esse fenômeno não é natural, ou seja, não é um padrão que vai necessariamente se repetir em outros lugares. Para se recuperar nessa velocidade, as empresas chinesas agiram especificamente em alguns pontos.

Observando as ações dos executivos chineses – e somando com as medidas tomadas pelas empresas brasileiras após a crise de 2008 – identificamos 8 pontos cruciais, capazes de provocar a “Curva V” na grande maioria das empresas.

Nós compilamos esse material no Programa Exponencial de Retomada, que acontecerá durante 3 dias. Nele vamos compartilhar, além dos 8 pontos, alguns estudos de caso que mostram que a aplicação desses pontos é capaz de não apenas recuperar as empresas, mais torná-las mais sólidas que antes

Estamos aplicando esses 8 pontos neste momento na StartSe. Por termos um modelo de negócios baseado, na sua maior parte, em cursos presenciais, tivemos uma queda acelerada na receita da companhia.

Contudo, começamos a enxergar a “Curva V” nos nossos números e, se continuarmos trabalhando nesta direção, estaremos mais fortes do que antes desse turbilhão todo começar.

Acesse o site do Programa Exponencial de Retomada e conheça todos os detalhes. Você precisa executar agora as ações que vão reverter o seu movimento de queda.