Como a Binario Cloud se adaptou para atuar no novo cenário?

Conteúdo Patrocinado

Por Conteúdo Patrocinado

13 de agosto de 2020 às 19:30 - Atualizado há 4 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Por Luiz Fernando de Souza, CBO da Binario Cloud.

A Binario Cloud nasceu em 2017 com o mindset baseado em causar impacto em um mercado dominado pela presença de grandes players. Atuamos com opensource e várias comunidades globais, construímos plataformas de produtos para que outros negócios cresçam, ampliando seu portfólio e receita. Mantemos os melhores profissionais do mercado sempre por perto, impactando centenas de pessoas com nossas soluções, contando com time interno e parceiros. Nossa missão é trazer soluções de cloud computing para o mercado brasileiro que auxiliem as empresas a dar o próximo passo para a transformação digital. Em nosso ano de go-to-market, nos deparamos com os desafios da pandemia de COVID-19, mas conseguimos manter as operações, preservar a saúde de nossos colaboradores e as condições de trabalho de toda a equipe. Como isso foi possível?

Antes de tudo, a Binario Cloud já tinha parte de sua operação em home office, portanto a migração total da operação para este modelo aconteceu sem impactos e sem cortes. Conseguimos garantir o nível de satisfação com as entregas e o SLA de atendimento, dar continuidade aos projetos de Jornada para a Nuvem em tempo recorde e desenvolver novos projetos altamente desafiadores – como o Assessment de TI. Acima de tudo, a ação da Binario Cloud, desde o início da pandemia no Brasil, foi voltada a ajudar outras empresas a minimizar o impacto da crise por meio do apoio tecnológico e a ação rápida do nosso squad para estruturar de forma eficiente uma nova solução para nosso portfólio, o que gerou menor atrito na implementação da solução no discurso comercial e melhor experiência de adaptação ao novo cenário para empresas que buscaram nosso apoio para este momento crucial. Como resultado, houve um crescimento significativo e consistente em número de novos clientes – além do crescimento do ambiente com clientes já ativos.

Estes resultados foram possíveis por dois motivos: primeiro, temos de destacar o posicionamento histórico da gestão da empresa e depois, as decisões estratégicas da liderança, que foram baseadas em:

  • Baixa alavancagem, que nos permitiu manter nossa atenção no negócio, sem perder o foco para cuidar de problemas financeiros;
  • Construção do negócio com base na cultura de melhoria contínua;
  • Autonomia para as equipes: todos têm a mesma missão, que é participar da construção do negócio e fazer entregas com a maior qualidade possível;
  • Trabalho em equipe pra valer: diferentes pessoas trabalham nas ideias e ninguém erra sozinho;
  • Disposição para aprender: ouvimos todos os membros da equipe, pois acreditamos que o resultado de cada conversa é uma versão melhor do que fazemos;
  • Acompanhamento para garantir que estamos caminhando na direção correta.

Estes pilares serviram para que a Binario Cloud conseguisse migrar toda a operação para o home office. Em um primeiro momento, definimos quais ferramentas utilizar e identificamos se as pessoas tinham acesso a elas. Historicamente, as empresas já utilizam ferramentas de colaboração, mas o nosso diferencial foi nos preocuparmos em fortalecer a cultura de uso destas ferramentas de forma processual.

Por exemplo, a agenda de todas as pessoas da equipe é pública, o que nos permite gerar tarefas em conjunto com eficiência. Também temos templates de documentos para facilitar o dia a dia do time, que são revisados e atualizados constantemente para garantir que os requisitos da área de negócios são atendidos. Além de outras metodologias e processos que nos ajudaram a acompanhar em tempo real os avanços do time e promover a colaboração.

Com isso, conseguimos reconstruir nossas ofertas rapidamente, adequando nosso portfólio ao que aprendemos escutando o mercado. Passamos a ofertar serviços de segurança da informação, com baixo custo de adesão, gerando um alto nível de maturidade para os clientes neste quesito; além de aumentar nossa oferta de nuvem pública no Brasil, garantindo que as empresas possam contar com tecnologia de ponta sem sofrer os impactos das variações cambiais. Por fim, continuamos a oferecer serviços de gerenciamento para garantir que as organizações tenham acesso a uma gestão efetiva de seus artigos de TI, com contratos pouco burocráticos e por um preço que caiba em seu orçamento.

Como auxiliamos diversas empresas a continuar operando e/ou aumentar sua sofisticação quanto à segurança da informação, ficou claro para nós que a maturidade tecnológica é uma realidade, por meio da qual as empresas conseguem lidar com imprevistos. O fato de que nós já estávamos processual e mentalmente preparados para trabalhar com baixa dependência de um ponto físico foi o fator primordial para que conseguíssemos passar bem pela situação.

As soluções trazidas ao mercado pela computação em nuvem são capazes de atender do pequeno negócio à grande empresa, principalmente por serem pagas, quase sempre, pelo uso. Então, entendemos que o maior desafio está no conhecimento e motivação para colocar em prática a inovação.

Dessa forma, tiramos como principais lições deste momento que:

  • O modelo aplicado para o Home Office da nossa equipe é eficiente e segue um caminho coerente com o que esperamos para nosso negócio
  • Investir em tecnologia de forma adequada com o cenário e necessidades de sua empresa é essencial para garantir sua continuidade
  • Nossos clientes estão alinhados com nossa missão de implementar soluções inovadoras que irão agregar em segurança de dados de forma simples e eficiente
  • Buscar a melhoria contínua de nossas soluções é primordial para garantir que nossas ofertas sejam as melhores opções no mercado
  • É possível para uma startup passar por desafios impostos por uma pandemia com assertividade, garantindo a saúde do negócio e fornecedores com segurança e crescimento consistente.

Por isso, temos fortes razões para acreditar que o mundo pós pandemia fará com que as empresas enxerguem o TI como um dos pilares de sustentação do negócio, afinal, prover um ambiente de trabalho seguro e eficaz para seu time mesmo que a distância passou a ser essencial em todos os segmentos.