Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias

Marcelo Trevisani

Por Marcelo Trevisani

25 de setembro de 2020 às 14:06 - Atualizado há 4 semanas

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Toda empresa está à mercê de questões “macroeconômicas”, como crises e colapsos financeiros, que podem assustar os investidores, além de questões “micro”, como tomar uma decisão errada de contratação ou fazer com que a sua empresa vá à falência.

Em tempos de abundância e paz é “fácil” liderar uma empresa, porém em tempos de “guerra” como esse, de pandemia que estamos vivendo, The Hard Thing About Hard Things, de Ben Horowitz, é um relato jautêntico de um dos maiores empreendedores do mundo sobre como montar, comandar e liderar uma empresa nos dias atuais.

Vale ressaltar que esse livro não fala apenas das coisas que você deve fazer para que tenha um negócio de sucesso, ele fala também das piores situações que podem acontecer quando você cria ou lidera um negócio.

Se você não sentir um frio na barriga, pode estar fácil demais! Sair da zona de conforto é fundamental para alcançar os objetivos, para isso, é preciso ter foco e dedicação. Estar fora da zona de conforto, às vezes, é ter que fazer algo para o qual você não está preparado, você sempre terá que fazer alguma coisa que não necessariamente goste, e nem por isso deve deixar de fazer.

“Take car one the people, the products, the profits. In that order”.

Trago abaixo algumas 9 lições que podem lhe ajudar a liderar melhor a sua empresa:

  1. A chave para liderar uma organização é saber o que fazer e levar a organização a fazê-lo. Muitas vezes não é fácil saber o que fazer, foque em descobrir o que não fazer primeiro.
  1. Contrate pessoas com base em seus pontos fortes, não em suas fraquezas. Contrate pessoas melhores que você e pratique a sua sucessão.
  1. Construa um time forte! Uma só pessoa não é capaz de solucionar todos os problemas da empresa. Para isso, treine seu time frequentemente.
  1. Dê feedbacks e seja transparente! Boa parte do crescimento se deve aos erros.
  1. Construir, medir e aprender! Valide hipóteses rapidamente em busca de aprendizado e melhoria constantes. Trabalhe de forma colaborativa e criativa para solucionar os problemas entregando valor para os seus clientes.
  1. Ser honesto sobre problemas e más notícias em sua empresa ajudará você a encontrar soluções rapidamente.
  1. Ninguém quer demitir pessoas, mas se necessário, isso deve ser feito de forma rápida e justa. Quando você demitir um executivo, assuma a responsabilidade pela má contratação e garanta a continuidade dos negócios.
  2. Nada vem fácil. Se você está em um trabalho que te faz crescer, sempre vão existir coisas difíceis. O que define o sucesso é a sua determinação.
  3. Não tenha medo de traçar um caminho diferente! Afinal, sua marca segue ou é caminho? Se você realmente quiser criar um negócio diferente, use a criatividade e a inteligência coletiva.