Startup Ribon atinge um milhão de doações realizadas sem custo para doadores

Lançada em maio de 2018, a Ribon permite que usuários doem para ONGs com as moedas virtuais que ganham ao usar o aplicativo

0
shares

A Ribon atingiu o marco de um milhão de doações realizadas a partir de seu aplicativo. A startup permite que doações sejam realizadas sem custo financeiro, pois os doadores ganham moedas virtuais (que são transformadas em dinheiro real), a partir do engajamento com marcas no app.

As moedas são chamadas de “ribons”. O capital utilizado nas doações é investido pelas empresas que veiculam as propagandas para os usuários. Segundo Rafael Rodeiro, fundador da startup, cerca de 70% da verba dos contratos com as marcas é disponibilizada para as doações dos usuários. Já o valor restante fica com a Ribon.

“Nós achávamos que atingiríamos um milhão de doações no meio ou final do ano. Em fevereiro, tínhamos 700 mil doações realizadas”, contou Rodeiro. O número de usuários no aplicativo também cresceu – de 16 mil em fevereiro para 21 mil em abril. As doações iniciaram em maio de 2018, após Rafael Rodeiro, João Moraes e Carlos Menezes lançarem a startup.

A empresa não se descreve como uma plataforma de arrecadação de dinheiro para ONGs, mas uma startup de experiência de doação. “Achamos que doar e ajudar o outro faz bem, mas nos últimos tempos, por causa do processo, a experiência é ruim. Você está na Avenida Paulista e tem que desviar das pessoas e se sentir mal por isso ou receber um boleto em casa e ficar compelido a doar”, afirmou o fundador da startup.

A Ribon possui três doadores ativos no momento – Doutor Hoje, Malwee e o Bancobrás - e está recebendo novos parceiros. Recentemente, a startup recebeu um aporte de R$ 400 mil liderado pela Redpoint eventures.

Após o investimento, a startup – que conta com um time de 9 pessoas – está expandindo sua equipe. Localizada em Brasília, a Ribon está contratando desenvolvedores, designers, social media e redatores para trabalhar no local ou de forma remota.

Para o futuro, a expectativa é que as doações sejam realizadas através da blockchain, o que pode reduzir as taxas de transação. A Ribon escolheu a plataforma do Ethereum e está trabalhando para sua implantação, mas ainda não há previsão do lançamento.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários