Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


4 principais tendências do marketing digital para 2023

Big data, vídeo curto, plataformas inteligentes são algumas das tendências. Confira a lista completa!

4 principais tendências do marketing digital para 2023

Pessoas felizes conversando no escritório (Foto: Canva)

, jornalista

6 min

24 jan 2023

Atualizado: 24 jan 2023

As tendências do marketing digital estão com tudo. Algumas para 2023 incluem big data, vídeo curto, experiência do usuário, entre outras. É importante que você fique por dentro de todas elas para encontrar formas estratégicas de aproveitar as oportunidades e entregar bons resultados – e, claro, ficar um passo à frente em sua carreira. Confira a lista completa, de acordo com pesquisa feita pelo Hubspot:

O que esperar do marketing em 2023?

Big data 

Não é segredo que o big data tornou-se significativamente mais importante para as empresas do que nunca. A maneira como se coleta dados teve que mudar devido às leis de privacidade em vigor. 

Assim, em 2023, muito provavelmente as empresas precisarão ter mais proatividade na coleta de informações por meio de uma variedade de práticas. Como, por exemplo, a criação de formulários para descobrir informações de seus clientes (confira mais no próximo tópico).


Plataforma de mensagens em tempo real para a coleta de dados 

Essas plataformas podem se tornar um hub de dados que pode armazenar tudo o que você precisa para entender mais sobre seu cliente.

E, como os consumidores querem tudo e querem tudo o mais rápido possível, principalmente a Geração Z e os Millennials, as plataformas de mensagens em tempo real se tornaram fundamentais não apenas para alcançar o cliente de forma rápida e direta, mas também para a coleta de dados.

Vídeo curto

Vídeo curto é outra tendência. Mas atenção: para se destacar precisa produzir um conteúdo criativo, original e que agregue valor para o usuário. 

Alguns números que comprovam essa tendência: 

  • O Instagram registrou quase 1,4 bilhão de usuários e seu algoritmo favorece os Reels cada vez mais
  • Em 2021, o TikTok registrou 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, representando um crescimento de 45%

Mulher liderando reunião de equipe em escritório (foto: Hinterhaus Productions/Getty)

Marketing de influenciadores

Não é algo novo, mas a tendência é que o marketing de influência continue crescendo e dê um salto ainda maior nos próximos anos.

“Isso ocorre porque as pessoas estão dando mais importância ao conteúdo de outras pessoas (influenciadores), das quais se sentem mais próximas, do que ao conteúdo de empresas”, diz Erica Queiroz, especialista em marketing neste artigo

Por que importa?

Acompanhar as tendências do marketing digital para 2023 é importante para que você possa se preparar para o futuro e aproveitar as oportunidades de negócios que surgirem. Ao conhecer e aprender a usar estrategicamente essas tendências, você pode se adaptar às mudanças e criar estratégias de marketing mais eficazes. Além disso, também permite que as empresas mantenham-se competitivas no mercado – e a sua carreira.

LEITURA RECOMENDADA

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo