Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a Netflix usa tecnologia na experiência do usuário

Entenda como a companhia está utilizando algoritmos para oferecer personalização em escala

Como a Netflix usa tecnologia na experiência do usuário

, jornalista da StartSe

5 min

9 ago 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Tainá Freitas

Conteúdo exclusivo. Integração com smart TVs e adaptadores para televisões que não são smart. Sincronia correta da obra assistida, independente do dispositivo escolhido. Pouco tempo de carregamento. Títulos atrativos. Preço.

Esses são apenas algumas das variáveis levadas em conta, de forma consciente ou não, por usuários de serviços de streaming. Em um mercado cada vez mais concorrido, essas são algumas questões que fazem o usuário assinar um serviço em detrimento de outro.

Criada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, a Netflix é pioneira no setor. Ao longo dos anos, a companhia tem investido no segmento que leva em conta todas essas iniciativas: a experiência do usuário.

 

A experiência do usuário em escala

Atualmente, a Netflix possui 209 milhões de assinantes, distribuídos em mais de 100 países. No entanto, a companhia aposta em personalização para que os usuários continuem assistindo aos títulos dia após dia.

Você já mudou de um usuário para outro na sua assinatura e notou capas diferentes para os mesmos títulos? Isso acontece porque a companhia é capaz de promover a personalização em escala e está frequentemente realizando testes na plataforma.



O impacto das capas

Os posters possuem a mesma importância para a escolha de assistir uma série no Netflix quanto no cinema. Com o tempo, a empresa entendeu que precisaria chamar a atenção do usuário rapidamente, oferecendo títulos que o agradem.

Hoje, a companhia possui um algoritmo para criar diversas opções de capa para o mesmo título. As que são aprovadas pelo time de conteúdo são distribuídas para os usuários de acordo com seus interesses.

Confira um exemplo da empresa:

Na primeira fileira, a capa que aparece do filme Good Will Hunting é de um casal. Isso porque o usuário assiste filmes de romance com frequência. Já na segunda fileira, é a capa que aparece para outro usuário, que prefere filmes de comédia.

No teste, a Netflix avalia o número de usuários que assistem o filme recomendado; se assistem até o final; os que visualizam e escolhem não assistir, entre outros. Gopal Krishnan, vice-presidente de engenharia na empresa, escreveu em um post no blog da companhia que, geralmente, os usuários preferem imagens que passem o sentimento daquele título (comédia, tristeza, suspense, etc).

 

O algoritmo

Novos filmes, séries, documentários, shows e desenhos animados são adicionados na Netflix todos os dias. Além disso, a companhia também realiza os testes de capas com usuários, o que garante que diversas versões sejam feitas.

Portanto, para ter diversas opções de capas, a empresa utiliza um algoritmo. O algoritmo é programado para, através de mapas de calor, identificar cenas interessantes dos personagens; depois, avalia o espaço disponível para adicionar o título da obra.

As capas passam pelo crivo do time de conteúdo da companhia, que avalia, com “sim” ou “não”, se a arte é usável. Em caso negativo, a recomendação é de explicar os motivos, para colaborar com o machine learning.

“Uma arte de capa que parece bonita pode não ser a melhor decisão para o título de uma obra; uma imagem muito nítida do personagem pode conter um spoiler. Todas essas decisões são melhores feitas por humanos e queremos mantê-las desse jeito”, contam Hamid Shahid e Syed Haq, engenheiros da Netflix, em um blog de tecnologia da companhia.

Sua empresa está realmente preparada para disputar espaço com as empresas que já nasceram ou se tornaram digitais? Conheça o programa Transformação Digital para Empresas e construa seu plano de Transformação Digital para o próximo trimestre - antes de você gastar dinheiro com Tecnologia.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!