Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

Como fazer a sua marca bombar no TikTok

Entenda por que a rede social de vídeo curto virou espaço para pequenas, médias e grandes empresas e como você pode usá-la para aumentar as vendas de seu negócio!

Como fazer a sua marca bombar no TikTok

TikTok (Foto: Hello I'm Nik/Unsplash)

7 min

18 jan 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

Apesar do TikTok ser conhecido por suas dancinhas, existe um mundo a ser explorado - voltado ao negócio - na rede social. E os dados mostram. O app tornou-se a rede social mais rápida a alcançar 1 bilhão de usuários ativos por mês no ano passado. E não parou por aí, não. Também foi o app mais baixado no Brasil, segundo a App Annie.

Mas gente, o que isso tem a ver com business? Marketing. Se as pessoas estão por lá, isso significa que, se usar as ferramentas de forma certa, é audiência para a sua marca. É aumento de visibilidade e chance de fisgar novos consumidores.

Isso porque, a plataforma transcende gerações (se você pensou que o TikTok só tinha a Geração Z, pensou errado, hein). “É possível encontrar pessoas de todas as idades, desde criadores de conteúdo da Geração Z até avôs e avós”, me contou Gabriela Comazzetto, head de soluções globais de negócios do TikTok na América Látina.

E o algoritmo poderoso da rede social direciona de forma certeira o conteúdo de sua marca para o público que possivelmente se interessaria.

Mas não se assuste. Não necessariamente você - ou seus funcionários - precisam entrar na onda das dancinhas para fazer a marca bombar. E quem traz as dicas são Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing e Gabriela Comazzetto, executiva do TikTok.

É POSSÍVEL VENDER MAIS PELO TIKTOK?

Live commerce, tutorial, blogueira, vídeo (Foto: aldomurillo via Getty Images)

Sim. “As redes sociais têm um papel crucial no aumento de vendas, porque ‘compramos com os olhos’ em um primeiro momento”, diz Andrade.

“Em média, 90% das informações que uma pessoa recebe do ambiente são transmitidas pelo sentido da visão”, completa o especialista.

E para usar o neuromarketing a favor de sua marca, é importante mexer com algumas emoções do internauta: alegria, confiança, curiosidade e surpresa. 

“Para usar esse insight, entenda quais são as emoções que deseja evocar no público”, conta Andrade.

COMO DIVULGAR MARCA NO TIKTOK

1 - Storytelling antes do produto

Precisa ter muitos seguidores? Mito. “Não importa quantos seguidores você tem e sim a história que você veio para contar”, diz Gabriela.

A dica é: ao produzir conteúdo para a rede social, antes de pensar em vender diretamente o produto, conte uma história para chamar a atenção dos internautas.

“Divirta-se com o conteúdo e mostre o lado divertido de sua marca ou empresa. Pense mais como público do que como profissional de marketing”, aconselha a executiva.

2 - Criatividade 

Use a criatividade e recursos que o TikTok oferece. Como por exemplo, efeitos, música, locução, velocidade e participe das trends - temas virais do momento. E lembre-se: “em qualquer área de atuação deve haver situações engraçadas ou curiosas que poderiam ser utilizadas para um conteúdo envolvente”, afirma Gabriela.

3 - Dancinhas? Depende…

As danças coreografadas dependem da estratégia de marketing da sua marca. Precisa avaliar quais os objetivos do negócio em curto, médio e longo prazo.

4 - Velocidade acima do perfeccionismo 

“Não se preocupe em tornar seu conteúdo perfeito - apenas seja autêntico com sua marca e seja rápido. Embarque nas tendências e crie no momento”, aconselha ela.

5 - TikTok For Business

Também é possível criar anúncios na rede social de vídeo curto. Mas Gabriela alerta: “antes de mais nada, é importante que a marca tenha objetivo, público e orçamento definido e, a partir disso, escolha entre uma gama de opções de anúncios e ferramentas para impactar seu público alvo.” 

Dica extra: se você tem uma loja física conceito, grave vídeos curtos mostrando o espaço. Vale também estimular os visitantes a fazer o mesmo e marcar o perfil da marca nas redes sociais.

Quer aprender mais? No programa E-commerce Revolution, você fica por dentro dos conceitos do modelo de varejo que está revolucionando o mundo. Clique aqui!

Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais de Negócios do TikTok LATAM (Foto: divulgação TikTok)

PARA INSPIRAR: 3 MARCAS QUE USAM O TIKTOK 

LOFT

A proptech Loft tem um perfil com cerca de 62,4 mil seguidores e vídeos que alcançaram a marca de 4 milhões de visualizações. 
Qual é o conteúdo? Dicas de decoração, financiamento imobiliário e tour pelos imóveis.

QUINTOANDAR

A imobiliária digital acumula 159 mil seguidores e vídeos com mais de 4 milhões de visualizações.
Qual é o conteúdo? Vídeos de clientes mostrando a decoração e avaliando o imóvel.

RENNER

A varejista tem 755,1 mil seguidores e vídeos que ultrapassam 34 milhões de visualizações.
Qual é o conteúdo? Influenciadores digitais mostrando e explicando sobre os looks e dicas de looks.

POR QUE IMPORTA?

Primeiro, porque o comportamento do consumidor está mudando. Agora, a moda - impulsionada pela Geração Z - é comprar por social commerce (em outras palavras, por meio de redes sociais - em que as pessoas interagem com a marca). Em números, cerca de 76% das pessoas usam as redes sociais para pesquisar produtos, segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo