Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Startups, M&As e mais: como a Oracle Netsuite quer expandir o negócio no Brasil

Oracle NetSuite, braço da Oracle voltado para pequenas, médias empresas e startups, lança novidades no Brasil. Segundo os executivos da empresa, o inverno do setor não é um problema, e sim um aliado para fechar negócio — e a crise de 2008 deixou algumas lições para a companhia. Entenda!

Startups, M&As e mais: como a Oracle Netsuite quer expandir o negócio no Brasil

Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite (Foto: divulgação Oracle NetSuite)

, jornalista

6 min

18 nov 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Crise. Demissão em massa. Venda. O noticiário do mercado de startups não se fala em outra coisa nos últimos meses.

Isso porque, uma nova realidade bateu à porta desses empreendedores. Com menos injeção de capital, sem lucro e pressão dos investidores, tornou-se necessário reduzir os gastos.

Mas ainda assim, a Oracle NetSuite — braço da Oracle voltado para pequenas, médias empresas e startups — vê no setor, principalmente no Brasil, uma forma de ampliar a fonte de receita. Foi o que disseram os executivos da marca durante o evento SuiteConnect Brasil 2022.

A lógica do negócio, que oferece sistema integrado de gestão empresarial, é se tornar aliado das empresas inclusive em tempos de incerteza. Assim, se o negócio sobreviver, ganha um cliente a longo prazo. O apetite está, inclusive, nas startups brasileiras.

Exatamente por isso que, no começo deste mês, a empresa desembarcou duas novidades aqui no país:

  • SuiteSuccess Starter: solução que ajuda a automatizar e gerenciar os principais aspectos de seus negócios em um único sistema. Na prática, os clientes já começam a trabalhar com KPIs, lembretes, relatórios e painéis pré-configurados para as principais funções de uma empresa desde o primeiro dia.
  • SuiteSuccess Financials First: inclui funções, KPIs, painéis e fluxos de trabalho predefinidos para departamentos financeiros. O objetivo é  automatizar processos financeiros, acelerar o fechamento do mês, melhorar relatórios e orçamentos, alocar e amortizar despesas adequadamente, simplificar o gerenciamento de patrimônio e obter visibilidade em tempo real de sua saúde financeira.

QUAL É A ESTRATÉGIA?

Essa estratégia não é em vão. A companhia se baseia em um outro momento que o mercado passava por crise, em 2008, e ressoou na NetSuite.

 

“Experimentamos algo semelhante quando aconteceu o colapso financeiro em 2008. Na época, houve também um congelamento da injeção de capital e algumas empresas faliram. (...) Mas o que descobrimos é que ainda havia o interesse [em muitos negócios que sobreviveram] em continuar cliente da NetSuite”, diz Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da Oracle NetSuite, em entrevista exclusiva à StartSe. 

“Acreditamos que se ajudarmos essas empresas a superar os tempos difíceis, elas vão começar a crescer novamente e, inclusive, vão continuar investindo em mais soluções da Oracle NetSuite no futuro”, completa o executivo.

Além disso, o crescimento das fusões e aquisições (que devem bater recorde recorde em 2022, segundo a PwC Brasil) também é um movimento que a empresa de tecnologia mira.


Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite na América Latina (Foto: divulgação)

POR QUE A ORACLE NETSUITE MIRA AS FUSÕES E AQUISIÇÕES DAS STARTUPS?

Primeiro, é importante que você entenda que o crescimento das fusões e aquisições tem acontecido, muitas vezes, porque é uma alternativa para empreendedores manterem a startup viva. Para você ter uma noção da crescente, no primeiro semestre foram cerca de 807 transações, 101 a mais quando comparado com o mesmo período de 2021.

Para a Oracle Netsuite o movimento é uma mão na roda para atrair novos clientes. “Porque a solução oferecida proporciona o controle total de todas as empresas investidas. Ganha agilidade”, diz Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle NetSuite na América Latina.

POR QUE IMPORTA?

A empresa expande o portfólio no Brasil trazendo os ensinamentos que a crise de 2008 deixou para o negócio: a importância em oferecer um produto que ajude o empreendedor (cliente) a acelerar os resultados em tempos de incerteza, analisar as tendências que podem surfar, como a aceleração digital das companhias e as fusões e aquisições.

Banner XBA setembro 2022

Leitura recomendada

Porque empresas como Oracle crescem muito mais rápido do que as empresas brasileiras? Elas usam um modelo de crescimento escalável válidado há mais de 30 anos que ainda é pouco conhecida no Brasil. Confira aqui que modelo é esse e como você pode usá-lo aqui mesmo no Brasil.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo