Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Carreira

Carreira em Y: como funciona o modelo de trabalho adotado pelas big techs

Google e Oracle são algumas empresas adeptas do plano de Carreira em Y, que permite que o profissional escolha entre gerir pessoas e especialização. Entenda como funciona e a análise de Paula Silva, Arquiteta de Soluções Empresariais no Google Cloud para a América Latina

Carreira em Y: como funciona o modelo de trabalho adotado pelas big techs

Logo corporativo do Google do lado de fora de seus escritórios na Alemanha (Foto: Sean Gallup / Equipe via Getty Images)

8 min

14 set 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

O perfil dos trabalhadores mudou. Se antes era comum a maioria das pessoas sonharem com o cargo de gestão, hoje não mais. Como contamos aqui, apenas 34% das pessoas buscam posições de liderança.

A pesquisa, feita pela Harvard Business Review, mostra que cada vez mais a hierarquia perde espaço para o unboss (conceito de trabalhar sem chefe) e para outros modelos de trabalho que começam a ganhar mais força, como a Carreira Y, adotada por algumas big techs como o Google e a Oracle.

O QUE É CARREIRA EM Y?

De forma resumida, a Carreira em Y engloba os dois lados: gestão e especialização. O primeiro é o que conhecemos, o do trabalhador que faz gestão de pessoas.

Já o segundo, é dedicado para profissionais que não querem gerir equipes formalmente ou não estão prontos, mas querem atuar como especialistas.

Isso significa que agora você pode escolher entre desenvolver suas habilidades de liderança e buscar aprofundamento da sua área de atuação.

Foto: golero via Getty Images

COMO FUNCIONA A CARREIRA EM Y NA PRÁTICA?

“Isso não significa que tem menos responsabilidades”, diz neste episódio do videocast Mulheres do Agora a especialista em CXO Mariana Filizola.

Paula Silva, Arquiteta de Soluções Empresariais no Google Cloud para a América Latina, concorda. E traz um exemplo de sua rotina: “eu não tenho esse papel hierárquico, mas eu lidero times cross-funcionais (de diferentes áreas que trabalham juntos) em prol de um objetivo comum.”

Ou seja, não tem uma liderança operacional, mas tem uma liderança matricial. “Não vai impactar uma avaliação de performance tradicional na empresa, no papel de gestão, de você ser responsável formalmente”, completa a especialista.

Agora, caso você queira atuar como especialista, é importante que você estude e busque conhecimentos novos em sua área de atuação. Para você ter uma noção, normalmente trabalhadores especialistas trabalham com pesquisa e buscam novas descobertas e inovações constantemente.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CARREIRA EM Y?

Uma das vantagens é que você se sente uma pessoa mais produtiva ao atuar em uma área em que é especialista. Além disso, por você saber das respostas assertivas em sua função, a chance de inovar em meio à crise é grande — o que é um baita diferencial em sua carreira.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA CARREIRA EM Y?

  • Interagir com o time: manter a interação com pessoas das mais diversas áreas. É a integração que faz você e os outros profissionais alcançarem o objetivo em comum
     
  • Comunicação ativa: “é fundamental porque é por meio dela que se pode determinar o sucesso ou o fracasso do projeto”, diz Paula.
     
  • Escuta: “hoje em dia é difícil as pessoas realmente escutarem. No caso da Carreira em Y, mesmo não liderando diretamente, escute. Veja se a pessoa está com alguma dificuldade e ajude”, afirma a especialista.

Veja mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Thumbnail do vídeo

COMO SEGUIR O PLANO DE DE CARREIRA EM Y NO SEGMENTO DE ESPECIALIZAÇÃO?

O primeiro passo é você se manter uma pessoa atualizada (veja mais adiante). Depois, vale avisar a área de recursos humanos ou a gestão direta. Lembre-se que estamos, cada vez mais, caminhando na era da transparência entre funcionário e empresa. Diga sobre os seus planos, afinal, foi-se o tempo da empresa trilhar o seu plano de carreira. Agora, a iniciativa é sua.

Mas também sabemos que ter uma Carreira em Y é muito difícil se atualizar sobre tantos assuntos diversos em um curto espaço de tempo.

Por isso, a dica: a StartSe se uniu à Nova SBE, uma das mais inovadoras e respeitadas escolas de negócio do mundo, para trazer todos esses conceitos em uma formação internacional inédita no Brasil: o Women's Leadreship Program.

Nesta formação destinada à executivas e profissionais em fase de ascensão de carreira, trouxemos as principais lideranças femininas do Brasil e do Vale do Silício, para te ensinar sobre autodesenvolvimento, liderança de impacto, liderando organizações, tecnologias, empreendedorismo e muito mais.

Tudo para você sair de lá uma liderança em Y no seu mercado de atuação e uma certificação internacional das mais respeitadas do mercado.

Confira aqui todas as suas mentoras nesse programa e também os módulos, e prepare-se para a próxima turma.

Banner WLP setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo