TikTok notifica funcionários que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido
Mulher mexendo no notebook durante o home office (Crédito: Foto de Vlada Karpovich no Pexels)
, jornalista
0 min
•
30 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
As portas dos escritórios físicos estão abertas. Só resta saber se os funcionários querem entrar… Seguindo a onda de empresas que estão reposicionando o formato de trabalho, o TikTok notificou os funcionários dos Estados Unidos que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido, segundo o site americano The Information.
Isso não significa, no entanto, que as pessoas são obrigadas a trabalhar no escritório físico. Pelo menos por enquanto, a plataforma chinesa não exige o retorno ao presencial, mas a notícia traz indícios de que isso está próximo a acontecer.
Isso porque, em 2022, a empresa já havia informado que as pessoas deveriam voltar ao trabalho presencial ao menos duas vezes por semana. Depois, estabeleceu o prazo para o início de 2023 (e, bem, estamos em janeiro, né?). Assim, o alerta mostra que é provável que a companhia peça o retorno em breve, como tem acontecido com empresas como Apple, Disney, Nubank e Twitter.
Por meio da Lark — software interno do TikTok —, a empresa informou que os funcionários devem comprovar que o endereço de sua residência corresponde ao local do escritório. Se isso não acontecer, está sujeito a ações disciplinares, ainda de acordo com o The Information. Quem já mudou, deve atualizar o endereço residencial na empresa para que não esteja na lista de pessoas “punidas”.
Muitas big techs acreditam que podem melhorar a produtividade, a comunicação e o trabalho em equipe das pessoas com o retorno ao presencial. Ainda é cedo para afirmar se esse é o caminho certo, já que cada profissional tem a sua individualidade. Alguns performam melhor no teletrabalho, outros no office. Assim, a dica é: faça pesquisas com os seus liderados. Entenda os desafios e o impacto de uma reformulação no modelo de trabalho. Lembre-se: um dos segredos para você ter um time engajado é oferecer a cultura da transparência.
Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone
Siga a StartSe nas redes sociais: Instagram | Telegram | Twitter | YouTube
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!