Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Essa empresa ameaça demitir funcionários em ‘home office’ que não moram perto do escritório; entenda

TikTok notifica funcionários que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido

Essa empresa ameaça demitir funcionários em ‘home office’ que não moram perto do escritório; entenda

Mulher mexendo no notebook durante o home office (Crédito: Foto de Vlada Karpovich no Pexels)

, jornalista

0 min

30 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

As portas dos escritórios físicos estão abertas. Só resta saber se os funcionários querem entrar… Seguindo a onda de empresas que estão reposicionando o formato de trabalho, o TikTok notificou os funcionários dos Estados Unidos que moram longe dos escritórios em que trabalham e disse que quem não estiver perto do office poderá receber ações disciplinares, podendo até ser demitido, segundo o site americano The Information.

TikTok obriga o retorno ao presencial? 

Isso não significa, no entanto, que as pessoas são obrigadas a trabalhar no escritório físico. Pelo menos por enquanto, a plataforma chinesa não exige o retorno ao presencial, mas a notícia traz indícios de que isso está próximo a acontecer.


Por quê? 

Isso porque, em 2022, a empresa já havia informado que as pessoas deveriam voltar ao trabalho presencial ao menos duas vezes por semana. Depois, estabeleceu o prazo para o início de 2023 (e, bem, estamos em janeiro, né?). Assim, o alerta mostra que é provável que a companhia peça o retorno em breve, como tem acontecido com empresas como Apple, Disney, Nubank e Twitter.

O que diz o aviso?

Por meio da Lark — software interno do TikTok —, a empresa informou que os funcionários devem comprovar que o endereço de sua residência corresponde ao local do escritório. Se isso não acontecer, está sujeito a ações disciplinares, ainda de acordo com o The Information. Quem já mudou, deve atualizar o endereço residencial na empresa para que não esteja na lista de pessoas “punidas”.

Por que importa?

Muitas big techs acreditam que podem melhorar a produtividade, a comunicação e o trabalho em equipe das pessoas com o retorno ao presencial. Ainda é cedo para afirmar se esse é o caminho certo, já que cada profissional tem a sua individualidade. Alguns performam melhor no teletrabalho, outros no office. Assim, a dica é: faça pesquisas com os seus liderados. Entenda os desafios e o impacto de uma reformulação no modelo de trabalho. Lembre-se: um dos segredos para você ter um time engajado é oferecer a cultura da transparência.

LEITURA RECOMENDADA

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Siga a StartSe nas redes sociais: Instagram Telegram | Twitter |  YouTube

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!