Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

‘Os empregos definitivamente vão acabar’, diz Sam Altman, CEO do ChatGPT

Executivo disse que a IA tem o potencial de automatizar muitas tarefas que atualmente são feitas por humanos, o que pode levar a uma grande perda de empregos; outros, no entanto, vão surgir. Entenda!

‘Os empregos definitivamente vão acabar’, diz Sam Altman, CEO do ChatGPT

, jornalista

4 min

27 jul 2023

Atualizado: 27 jul 2023

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!

A frase do título deste texto é polêmica, mas vai ao encontro da transformação do mercado de trabalho. Sam Altman, CEO do ChatGPT, por exemplo, disse em entrevista ao The Atlantic, que a Inteligência Artificial vai, sim, acabar com muitos empregos. 

Isso porque, tem o potencial de automatizar muitas tarefas que atualmente são feitas por humanos, o que pode levar a uma grande perda de empregos, especialmente em setores como atendimento ao cliente, manufatura e transporte.


Qual o impacto da tecnologia na geração de novos empregos?

Altman diz que a IA também pode criar novas profissões, mas que essas podem ser diferentes das que existem hoje. Ele diz que as pessoas precisam estar preparadas para aprender novas habilidades e se adaptar às mudanças tecnológicas.

Os comentários de Altman vão ao encontro de uma pesquisa recente feita pelo Fórum Econômico Mundial em seu mais recente relatório, em que lista os 10 cargos que vão desaparecer até 2027 ― e uma das causas é, justamente, a Inteligência Artificial.

  • Em março, o Goldman Sachs disse que 300 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo poderiam ser interrompidos pela IA

A pergunta que fica é: você está? Afinal, “você não será substituído pela IA, mas por alguém que sabe o que fazer com a IA”, diz Cristiano Kruel, sócio e especialista em inovação na StartSe

Se não estiver, veja algumas dicas:

Como se tornar um profissional que entende sobre Inteligência Artificial?

Ao seguir essas dicas, você pode aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

POR QUE IMPORTA?

Assim como a calculadora, os computadores, o Excel mudaram a forma de trabalho e exigiram novas habilidades das pessoas, o mesmo acontece com a Inteligência Artificial. Quem não desenvolver habilidades que vão ao encontro da IA, vai ficar para trás.

 

LEITURA RECOMENDADA

A solução para você se aprofundar ainda mais no tema, aprender a usar a IA e ferramentas como ChatGPT para acelerar suas tomadas de decisão e otimizar processos, está aqui. Clique aqui!

LEITURA RECOMENDADA

Agora, se você quer se aprofundar ainda mais, aprender a usar a IA e ferramentas como ChatGPT para acelerar suas tomadas de decisão e otimizar processos, clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!