Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quais as tendências do Marketing Digital para 2024?

Nesta coluna, Erica Queiroz, especialista em marketing, te dá dicas para deixar a concorrência para trás. Confira!

Quais as tendências do Marketing Digital para 2024?

Foto de airfocus na Unsplash

, Colunista

9 min

19 dez 2023

Atualizado: 19 dez 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

2024 está logo ali na esquina e você deve estar se perguntando como a sua empresa poderia se antecipar, para já começar o ano novo focado no marketing digital e deixando a concorrência para trás.

Para te ajudar nessa empreitada, separei 6 dicas do que estará em alta no próximo ano.

1. Ascensão da Publicidade Programática

Estamos testemunhando uma transformação significativa na abordagem das marcas para alcançar seus públicos-alvo, com a utilização da publicidade programática, que vem sendo cada vez mais utilizada.

Essa abordagem inovadora é um processo automatizado de compra de mídias, que usa inteligência artificial e machine learning para atingir o público certo, com o anúncio certo, na hora certa. Isso garante inserções precisas e eficientes, reduz erros e proporciona valor máximo aos profissionais de marketing, ao personalizar o conteúdo para segmentos específicos de usuários.

Com a mídia programática, pode haver, por exemplo, a utilização inteligente dos dados de comportamento do usuário de um determinado aplicativo, o que, com a utilização de anúncios adaptados de acordo com as suas preferências, resulta em taxas de engajamento superiores e também em uma significativa redução no custo de aquisição do cliente (CAC), gerando campanhas de mais sucesso!

2. Video Marketing

Que os vídeos têm abocanhado parte considerável das propagandas estáticas não é nenhuma novidade.

Eles viraram a mais comum forma de comunicação, principalmente entre o público jovem, e o seu impacto é bem maior que o de outras formas de propaganda, o que faz com que sejam o grande queridinho dos investimentos em 2024.

  • Afinal, os vídeos são dinâmicos, possuem movimento e despertam emoções em que lhes assiste.

Contudo, com a imensa quantidade de vídeos que há hoje disponível na internet e nas redes sociais, e confirmando a tendência que explodiu com o fenômeno TikTok, vão se destacar as empresas que investirem em vídeos curtos, de preferência com cerca de 30 segundos, e vídeos que tenham conteúdo criativo e bem feito (não precisam ser vídeos caros e mirabolantes, mas que despertem a atenção dos clientes potenciais e se diferenciem da concorrência).

3. Comércio Social

Em 2024, espera-se uma grande expansão da integração do comércio social, o que irá redefinir a forma como os consumidores se relacionam com produtos e serviços.

As plataformas de mídia social serão aprimoradas para incorporar funcionalidades de comércio eletrônico, possibilitando que os usuários realizem compras sem complicações, diretamente nos seus aplicativos sociais preferidos.

Essa evolução traz três grandes benefícios:

  • Facilidade e comodidade para os compradores, pois com poucos cliques adquirem os produtos que desejam
  • Uma oportunidade incrível para as empresas alcançarem novos segmentos de clientes e impulsionarem suas vendas de forma exponencial
  • Grande oportunidade para que pequenas empresas se destaquem e ganhem visibilidade na internet

4. Integração de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Esse é um assunto do qual gosto muito e que, finalmente, parece ter dado um grande salto. Digo isso porque acompanho o assunto há muitos anos, mas, devido ao seu alto custo, o acesso aos equipamentos que proporcionam o uso dessas tecnologias acabava sendo apenas para os mais abastados.

Com os avanços dos últimos anos, essas tecnologias oferecem aos profissionais de marketing uma oportunidade única de criar experiências de marca imersivas.

Você pode, por exemplo, promover um tour virtual nos apartamentos de um prédio em lançamento, para ver como será cada ambiente e a vista da sacada, pensar em paredes que podem ser removidas para integrar ambientes e ainda ter parceria com uma empresa que vai fornecer os móveis, para que o cliente possa comprar o apartamento do modo como o idealizou!

  • À medida que essa tecnologia se torna mais acessível, maior será o seu uso em suas campanhas de marketing. E aí não haverá limites para a criatividade!

5. Privacidade de Dados dos Usuários

Esse é um tema bem polêmico, que se materializou com a Lei Geral de Proteção de Dados, a qual entrou em vigor definitivamente em 2020. Com ela, as pessoas começaram a optar por aceitar total ou parcialmente a instalação de cookies em seus aparelhos.

A Apple, então, resolveu questionar se as pessoas permitiam o rastreio de suas atividades entre aplicativos, ou seja, se elas permitiam que houvesse um identificador, que mostrasse os seus passos na internet.

E, como já era de se esperar, muitas pessoas optaram por não permitir isso. É provável que outras empresas comecem a fazer o mesmo e, com isso, os custos de anúncios ficarão cada vez mais altos, uma vez que fica mais difícil rastrear o comportamento das pessoas na rede.

Além disso, há o "ad block", que as pessoas podem instalar em seus aparelhos, para bloquear anúncios (vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois o Google provavelmente irá suspender o uso de bloqueadores de anúncios no Chrome em 2024).

E aí, como fugir disso?

Há alguns modos mais óbvios, que são criar native ads - aquelas que aparecem como se fizessem parte de um texto, por exemplo, sem cara de anúncio -, ou contratando influenciadores para expor as suas marcas de uma forma um pouco mais natural, apesar de terem que informar que se trate de uma publicidade ou parceria paga.

Se sairá melhor quem conseguir se diferenciar mais!

6. Sustentabilidade e Ética

Sustentabilidade e ética são termos que permeiam cada vez mais o marketing, num processo sem volta.

O consumidor mais jovem não está apenas interessado em comprar um produto ou serviço, escolhendo apenas a qualidade, beleza ou preço. Ele quer saber quais os valores da empresa que os produz, se ela oferece condições de trabalho justas e humanas, se são inclusivas e se respeitam o meio ambiente.

Empresas suspeitas de trabalho escravo ou similar, que destroem o meio ambiente, não reciclam, não reaproveitam materiais e não respeitam as pessoas, simplesmente serão "canceladas".

Embalagens ecológicas, processos sustentáveis e afins terão cada vez mais valor nas estratégias de marketing das empresas.

POR QUE IMPORTA?

Com um novo ano se aproximando, você precisa estar atento às tendências e ficar um passo à frente. Agora que você já sabe as tendências, já dá para desenvolver uma estratégia, o que ajudará sua empresa a alcançar seus objetivos em 2024.

LEITURA RECOMENDADA

Saiba como abordar e adquirir clientes com estratégias de comunicação e vendas relevantes para um mundo dinâmico, conectado e com abundância de informações. Confira as informações mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executiva de Marketing, com mais de 20 anos de experiência, tanto online quanto offline; com atuação internacional em diversos países. Escreve na StartSe sobre as principais tendências do setor.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!