Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Carreira

A nova habilidade profissional cada vez mais buscada pelas empresas

Saiba o que é power skill, quais são as habilidades mais requeridas pelas empresas e como desenvolvê-las!

A nova habilidade profissional cada vez mais buscada pelas empresas

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

13 min

7 set 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

Estima-se que cerca de 800 milhões de empregos vão sumir até 2030 por causa dos robôs e dos programas de inteligência artificial, segundo um estudo da consultoria McKinsey.

O dado, apesar de assustar, traz a importância em investir nas habilidades técnicas para estar um passo à frente nas tecnologias do futuro (confira as áreas que mais vão crescer).

Mas não apenas. É preciso também desenvolver habilidades comportamentais, afinal, à medida que as máquinas ganham espaço, ter uma visão estratégica de resolução de problemas se torna importantíssima.

Assim, uma nova tendência do mercado de trabalho surge: as power skills ou habilidade de poder.

O que são Power Skills?

Ainda pouco conhecida, de forma resumida, a Power Skill é a junção de hard skill (habilidade técnica) e soft skill (habilidade comportamental) e está ganhando cada vez mais forma no mundo corporativo.

Na prática, pessoas com Power Skills conseguem colocar em prática todo o seu conhecimento técnico, experiências únicas e habilidades comportamentais de forma estratégica no negócio.

Um dos seus maiores diferenciais está na capacidade de analisar e construir cenários futuros — dois pilares importantes no Mundo BANI do qual vivemos hoje.

“Isso porque, as Power Skills compõem um conjunto de habilidades interpessoais, muitas vezes de difícil mensuração de forma isolada, com habilidades técnicas de cada profissional”, diz em entrevista à StartSe Patricia Suzuki, diretora de recursos humanos da Catho.

“Quando pensamos em um colaborador com power skill elevada, identificamos um profissional potente no que faz — como solucionar problemas e como inovar — engajando o time, colaborando, trabalhando em equipe”, completa a especialista.

Power Skill: Quais são as diferenças entre hard skill e soft skill?

Enquanto a Power Skill é um conjunto completo de habilidades do profissional, “as hard skills são habilidades técnicas que podem ser adquiridas ao longo da vida e que podem ser  facilmente comprovadas”, conta Patrícia.

Já as soft skills são habilidades pessoais, “ligadas diretamente a personalidade de cada indivíduo, como comportamento, autoconhecimento, habilidades emocionais e sociais”, completa.

Quais são as principais soft skills para 2022?

Segundo a pesquisa de Tendências de RH para 2022, feita pela consultoria Catho, as cinco principais soft skills que as empresas estão de olho neste ano, são: 

• Proatividade

• Trabalho em equipe

• Resolução de problemas

• Relacionamento interpessoal

• Criatividade

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

Por que as Power Skills são importantes para a carreira?

Elas são essenciais para se destacar no trabalho. Se você não tiver essas habilidades, mesmo com um currículo técnico promissor, você não estará um passo à frente.

“São as Power Skills que tornam o profissional único, pois cada pessoa tem suas vivências de aprendizados diferentes uma das outras. As que conseguem unir habilidades técnicas e emocionais, consequentemente, terão ainda mais sucesso dentro das organizações”, afirma Patrícia.

“Não basta apenas o conhecimento técnico e não ter o comportamental adequado. O contrário também funciona da mesma forma, não basta ser uma excelente habilidade de comunicação, por exemplo, e não ter o conhecimento técnico para executar as tarefas”, completa.

Quais são as Power Skills mais requisitadas?

Segundo a Forbes, são:

1- Saber se comunicar de forma eficaz e trabalhar em equipe
Seja no trabalho presencial, híbrido ou remoto, é necessário se comunicar com diversas equipes, transmitir ideias com clareza e precisão, por exemplo.

2- Flexibilidade e capacidade de se adaptar rápido
O Mundo BANI exige dos profissionais a capacidade de agir rápido e seguir em frente apesar da incerteza. Ou seja, não ser resistente à mudanças, pois elas são necessárias.

3- Autogestão e liderança
A capacidade de se autoliderar e controlar as responsabilidades diárias se torna cada vez mais importante.

4- Resolver problemas de forma rápida

Novos desafios aparecem constantemente, por isso, trabalhadores que conseguirem manter o controle e resolvê-los de forma rápida e eficaz saem na frente. Não à toa essa habilidade foi destaque do Fórum Econômico Mundial.

Como desenvolver as Power Skills?

As Power Skills estão  relacionadas às vivências e ao conhecimento adquiridos ao longo da vida e da carreira, “no entanto, é possível aprimorar e acelerar essas habilidades por meio de treinamentos”, diz a especialista.

“A dica aqui é olhar além do que é esperado, se propor a desenvolver atividades que possam ampliar o conhecimento”, completa. 

Também é importante perguntar para a liderança e área de recursos humanos da empresa como podem ajudar você a desenvolver as Power Skills — já que estamos na era da transparência entre funcionário e empresa.

Para você ter uma noção, as companhias estão, cada vez mais, apoiando o desenvolvimento de seus times. “No relatório feito pela Catho, 67,3% dos recrutadores entrevistados disseram que vão aumentar os investimentos em treinamentos e capacitações de profissionais”, conta Patrícia. 

Mas é importante lembrar que a gestão da carreira é de responsabilidade de cada profissional, pois só ela sabe onde quer chegar e quais passos entende que são importantes a dar”, afirma.

Diante da declaração, é possível afirmar que a carreira que você quer trilhar depende das habilidades que você irá construir ao longo da vida.

E nunca tivemos tantas transformações — e necessidade de aprendizado — do que agora.

Desde novas tecnologias como NFT, metaverso e inteligência artificial, até novas skills humanas e modelos de negócios; quem entende e começa a aplicar esses conceitos primeiro são aqueles que vão abraçar as melhores oportunidades do mercado no futuro.

Mas no meio de tanta informação e mudanças: qual a melhor forma de aprender sobre tudo isso? A StartSe e a Nova SBE, de Portugal, construiu com os maiores nomes do Vale do Silício um programa para te capacitar sobre tudo isso no menor tempo possível.

O xBA é uma formação internacional de 10 semanas onde você vai aprender na prática como essas transformações estão impactando carreiras, negócios e construindo oportunidades exponenciais.

Tudo com aulas ao vivo e gravadas com grandes nomes mundiais da inovação e com professores da própria Nova SBE, direto de Portugal.

Você pode conhecer mais sobre o programa neste link aqui e ver todos os 10 temas e +30 experts internacionais que podem ajudar sua carreira a ir para o próximo nível no meio dessas transformações.

Banner XBA setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo