Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Nathalia Arcuri: “não existe cultura top down na Me Poupe!”

Fundadora da plataforma de entretenimento financeiro conta como é a cultura descentralizada da empresa — um dos pilares que a fez entrar no seleto grupo das startups mais promissoras de 2022, segundo o LinkedIn

Nathalia Arcuri: “não existe cultura top down na Me Poupe!”

Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe (Foto: divulgação)

, jornalista

5 min

26 out 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Me Poupe!, plataforma de entretenimento financeiro que se tornou um fenômeno, entrou este ano no LinkedIn Top Startups. A lista, feita pela rede social corporativa, traz as empresas mais promissoras que estão chamando a atenção por atrair e reter os melhores talentos.

Para você ter uma ideia, a companhia tem mostrado tanta força no mercado que recebe, em média, 1400 pessoas interessadas por vaga.

“Isso mostra o desejo que as pessoas têm de desfuder (jargão usado como sinônimo de sair do sufoco) a nação. Isso, para mim, é um baita reconhecimento, não só de mercado, mas das pessoas quererem fazer parte disso”, diz Nathalia Arcuri em entrevista à StartSe.

Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe (Foto: divulgação)

Como a Me Poupe! consegue atrair e reter esses talentos?

Com uma boa cultura. Algo que se tornou ainda mais importante em tempos de demissão voluntária em massa e demissão silenciosa.

“Nada vem do dia para noite. Muitas pessoas que começaram [na Me Poupe!] já não estão mais lá. A gente foi entendendo qual é o tipo de cultura que a gente precisa, da velocidade que a gente precisa”, afirma a empreendedora da plataforma de entretenimento financeiro.

Como é a cultura organizacional da Me Poupe!?

“A maior parte das pessoas vem de culturas top down [quando as decisões são tomadas pelo alto escalão], e lá não existe top down, lá é tudo descentralizado [em que os times trabalham com mais autonomia na tomada de decisão]”, conta Nathalia Arcuri.

Os profissionais têm metas e cada um deles, independente do setor, sabe o que fazer — sempre analisando os dados. “Eu não acredito no Business Intelligence centralizado — que é uma única área da empresa que gera insight —, o insight tem que estar na ponta, o insight tem que estar no atendimento, tem que estar no social media, tem que estar no videomaker”, diz a empreendedora.

Segundo ela, não existe a possibilidade de algum funcionário da Me Poupe! não saber dado de curto prazo na cabeça. “É importante você capacitar 100% do time, caso contrário, tem uma centralização de decisões. E o que eu mais quero é que o time também seja livre, se eu o prego a liberdade, como eu posso ser uma líder centralizadora?"

Por isso, a empresa foca nas soft skills (habilidades comportamentais). “O conhecimento técnico é menos importante. Não que ele não seja importante, mas o mais importante hoje é a pessoa ser resiliente às mudanças e ter letramento em dados. Ele é mais importante do que o inglês”, afirma Nathalia Arcuri.

“Se você não sabe interpretar um dado e tomar uma decisão a partir dele, volte a algumas casas e comece a aprender a fazer isso”, completa.

Assista a entrevista completa neste episódio do videocast Mulheres do Agora:

Thumbnail do vídeo

O EPISÓDIO TAMBÉM ABORDA OS TEMAS:

  • Trajetória profissional de Nathalia Arcuri
  • Por que Nathalia Arcuri decidiu empreender
  • Como manter o time engajado
  • Quais são as dicas de investimento para 2023, segundo Nathalia Arcuri
  • Machismo no mercado de trabalho

Leitura recomendada

Mulheres Excepcionais: neste Mês da Mulher, reforçamos você a dar voz à liderança feminina que não deve ser apagada da história. Grave um vídeo dizendo quem é essa liderança feminina e por que merece ser lembrada, poste nas redes sociais, marque a StartSe e a hashtag #movimentomulheresexponenciais. Alguns vídeos serão publicados na newsletter Mulheres do Agora. Demais, né? Se você ainda não recebe a news, clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!