Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como desenvolver a autoconfiança?

Pesquisas mostram que 56% das pessoas deixaram o emprego por não sentirem confiança. Entenda e saiba como tornar-se uma pessoa mais segura e confiante!

Como desenvolver a autoconfiança?

Homem com a mão na cabeça no escritório (Foto: via Canva)

, jornalista

3 min

24 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você e o seu time estão confiantes no ambiente de trabalho? Pois a confiança tem a ver com sucesso na carreira, no negócio e em atrair e reter talentos ― mas, muitas vezes, o tema não é abordado nas empresas.

Para você ter uma ideia da importância sobre confiança no ambiente de trabalho, uma pesquisa feita em 2022 pela ResumeLab Brasil mostrou:

  • 56% das pessoas deixaram o emprego por não sentirem confiança
     
  • 63% disseram que a falta de confiança no trabalho afetou sua saúde mental

Como se tornar uma pessoa mais segura e confiante?

1 - Trabalhe a autoconfiança

Parece clichê, mas o primeiro passo é confiar em você. “A autoconfiança automaticamente passa confiança para quem está ao seu redor”, aconselha Vittude, plataforma de saúde mental.

2 - Pratique a sua comunicação

Comunique-se de forma confiante, mesmo que você ainda não tenha 100% de segurança. Essa pequena ação já projeta confiança. É como diz a famosa frase “a prática leva à perfeição”.

Criatividade (Foto: via Canva)

3 - Não busque a perfeição, mas a congruência

Confiança não é ter certeza o tempo todo. Confiança é liderar certas ações mesmo em meio à incerteza. Lembre-se: é comum fugirmos completamente de situações complexas e incertas. No entanto, pessoas confiantes têm a capacidade de mergulhar de cabeça na complexidade.

4 - Prepare-se

Um dos elementos mais importantes para ter mais confiança é a preparação. Ou seja, prepare-se para uma reunião (estude os tópicos e treine a sua comunicação antes), para uma conversa de feedback (anote tudo o que precisa falar), entre outras situações. Afinal, de acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, a preparação tende a aumentar a confiança. 

E lembre-se de ser paciente: o processo de construção de confiança genuína leva tempo.

PAPO DE VIDEOCAST 

Terminou a segunda temporada do videocast Mulheres do Agora, e enquanto a terceira não chega, aqui um episódio sobre comunicação para liderança. Assista!

*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.

Leitura recomendada 

Comunicação de alto impacto é uma das características importantes para líderes. Caso queira, aprenda as principais técnicas para comunicar as suas ideias de modo impactante, conquistando os resultados desejados no WLP. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!