Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Chile diminui horas de trabalho; conheça as variações da jornada semanal pelo mundo

País aprova mudança na legislação trabalhista: redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais. Saiba mais sobre a tendência e a média de horas trabalhadas ao redor do mundo!

Chile diminui horas de trabalho; conheça as variações da jornada semanal pelo mundo

Pessoas trabalhando felizes no escritório (Foto: via Canva)

, jornalista

3 min

13 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Chile aprovou uma mudança na legislação trabalhista do país: a redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas semanais. 

A proposta ― que foi aprovada pelo Congresso e seguirá para a sanção do presidente Gabriel Boric ―, reduz de forma progressiva a jornada de trabalho:

  • Em um prazo de três anos, a jornada de trabalho no Chile será reduzida para 42 horas semanais
  •  Em cinco anos, chegará ao patamar recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 40 horas semanais

Além disso, prevê a possibilidade de semana mais curta de trabalho. Ou seja, trabalhar 4 dias e descansar 3. Para você ter uma noção, hoje, as pessoas precisam trabalhar no mínimo 5 dias úteis.

Quando o assunto é hora extra, será possível fazer no máximo cinco horas extras por semana. Atualmente, é permitido até 12 horas extras.

Entenda o movimento: a medida vai ao encontro de movimentos globais que tornam a semana de trabalho mais curta. 

Por exemplo, países como Islândia, Nova Zelândia e Japão foram pioneiros em estudar a semana de quatro dias de trabalho (entenda mais aqui e veja o case de empresas como Unilever e Microsoft Japão).

Por quê? Trabalhar demais pode levar à morte, aumenta chances de ter um burnout, perda de produtividade e, consequentemente, queda na receita da companhia. 

  • Trabalhar 55 ou mais horas por semana aumenta em 35% o risco de ter um acidente vascular cerebral, segundo estudo global realizado pela OMS em parceria com a OIT 
     
  • E um risco 17% maior de morrer de doença cardíaca, em comparação com uma semana de 35 a 40 horas de trabalho, apontou o mesmo estudo

Quantas horas é a jornada de trabalho no Brasil?

Pela pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é de 44 horas.

Qual é a média de horas semanais de trabalho no mundo?

(Fonte: OIT/janeiro de 2023)

Por que importa?

Entender os movimentos mundiais é importante para você analisar como determinadas situações podem impactar o time. Por exemplo, se aumentou o número de burnout ou caiu a produtividade da equipe, será que o motivo poderia estar atrelado à jornada excessiva de trabalho? Se sim, você e a empresa poderiam testar, por exemplo, a semana mais curta de trabalho ou Short Friday

 

LEITURA RECOMENDADA

Acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!