Politize! fatura prêmio realizado pelo Fórum Econômico Mundial e Coca-Cola

Avatar

Por Lucas Bicudo

18 de janeiro de 2017 às 15:53 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A startup Politize! está entre as vencedoras do Shaping a Better Future 2016, um prêmio criado pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Coca-Cola, para reconhecer iniciativas que tenham impacto social. O “Politize! nas Escolas” e outros quatro projetos de diferentes lugares do mundo vão receber o aporte de US$ 10 mil para serem concebidos e executados.

“A proposta contempla a ideia de criar e levar jogos educativos sobre política para as escolas, em metodologias de fácil aplicabilidade, para que possam ser distribuídos gratuitamente pela internet para o Brasil inteiro”, explica o gestor do Politize!, Diego Calegari.

Há pouco mais de um ano no ar, o portal desenvolve conteúdo multimídia sobre política, abordado sem vinculação político-partidária. O somatório de artigos, e-books, podcasts, quizzes, infográficos e webinars ultrapassa os 400 materiais.

O prêmio trata-se da expansão de um sonho catalisado pelo próprio Shaping a Better Future, destaca Calegari.

“Quando conquistamos esse prêmio pela primeira vez, em 2014, pudemos colocar na prática a nossa ideia de levar educação política com isenção e linguagem simples através da nossa ferramenta online. Agora vamos criar esses materiais especiais para as escolas, experimentar, verificar a reação dos professores e a partir desse acompanhamento chegar ao modelo de educação política fácil, divertido para distribuição em escala”.

A idealização do novo projeto conta com o apoio do hub de Joinville da Global Shapers, uma comunidade formada por jovens de 20 a 30 anos vinculada ao Fórum Econômico Mundial.

“Somos em mais de 6 mil shapers, distribuídos em 446 hubs de 168 países e territórios ao redor do mundo. É muito significativo contarmos com um projeto de tamanha relevância e com potencial de divulgar a nossa marca o nome da cidade em todo o mundo através desta organização”, explica a curadora do hub Joinville, Amanda Meyer da Luz.

Para chegar ao top 5 do prêmio, os projetos passaram por três votações, concorrendo com outras 80 iniciativas. A primeira rolou com toda a comunidade Global Shapers. A segunda por representantes de todos os hubs. A etapa final foi com uma banca especializada.

Os critérios avaliados foram a gravidade do problema, número de vidas positivamente impactadas, eficiência da solução, escalabilidade e potencial de replicação.

O Politize! nas Escolas possui uma meta de atingir cerca de 15 mil estudantes brasileiros de 11 a 17 anos no prazo de três anos.

“Já existe um protótipo na escola Machado de Assis, em Joinville, que pretendemos ampliar. Vamos a princípio trabalhar os temas Os Três Poderes, Controle Social (portais de transparência e ferramentas de acompanhamento dos entes governamentais) e Participação Social”, finaliza.

Outros projetos premiados:

Shaping Education – hub Ahmedabad (Índia)

Bakongo Paz – hub Bogotá (Colômbia)

Water Purification Project – hub Ho (Gana)

Education for Sustainable Development – hub Uyo (Nigéria)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]