Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

WhatsApp sem telefone: por que o username único promete mais privacidade aos usuários

App deve ganhar, em breve, o recurso “nome de usuário” para evitar que você passe seu número de telefone para as pessoas. Veja como vai funcionar!

WhatsApp sem telefone: por que o username único promete mais privacidade aos usuários

Whatsapp (foto: Getty)

, jornalista

6 min

8 jun 2023

Atualizado: 8 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O reino virtual do WhatsApp deve ganhar, em breve, o recurso “nome de usuário” para evitar que você passe seu número de telefone para as pessoas.

  • Na prática, alguém conseguirá adicionar você apenas com o nome de usuário, sem a necessidade de ter o seu número de telefone. 
  • Trata-se de uma estratégia parecida com a das redes sociais.

As informações foram divulgadas pelo WaBetaInfo, que encontrou a novidade na versão beta do WhatsApp no Android. Em outras palavras, a ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento e testes.

COMO VAI FUNCIONAR?

Não está claro como vai funcionar na prática. Mas de acordo com a tela vazada, a ideia é que cada usuário tenha um username único (como acontece hoje no Instagram, por exemplo). Isso poderá ser feito nas configurações do menu “perfil” (veja tela abaixo).

Tela do novo recurso "nome de usuários" do WhatsApp (foto: divulgação wabetainfo)


O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ESTRATÉGIA?

O WhatsApp pode ter identificado, por meio da análise de comportamento dos usuários, a necessidade deles adicionarem uns aos outros sem necessariamente passar o número de telefone.

Algo que o concorrente Telegram já possui. Além disso, a função de “nome de usuário” vai ao encontro da privacidade dos usuários, garantindo assim, mais proteção ao número das pessoas. O que vai ao encontro do dado:

  • 77% dos brasileiros já desinstalaram apps por preocupação com dados pessoais, diz pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) 

Ou seja, cada vez mais as pessoas buscam por empresas que ofereçam mais privacidade para elas. No caso do WhatsApp permitir o uso do app sem necessariamente exigir que a outra pessoa tenha o número de telefone pode ser uma forma de atrair e reter esse perfil de clientes.

WHATSAPP QUER SE TORNAR UM WECHAT?

Outro fator a considerar da possível nova função é o posicionamento do WhatsApp em tornar-se mais do que um app de mensagens, mas sim um superapp, como o WeChat, desenvolvido pela Tencent na China, por exemplo. 

“Na China, o WeChat é o app de trocas de mensagem mais utilizado, sempre foi assim. É também bem mais fácil de adicionar pessoas. Cada um tem seu QR Code único no aplicativo que, ao escanear, vai automaticamente para a página de adicionar amigos”, me explica Vini Oliveira, head da Operação China na StartSe (veja imagem abaixo).

WeChat, desenvolvido pela Tencent na China (Imagem: StartSe)

Isso porque, apesar de globalmente estar em segundo lugar como app de mensagem mais baixado, ficando atrás do WhatsApp (entenda mais diante), o WeChat é além disso. Por meio dele, usuários conseguem agendar consultas médicas, alugar bicicletas, reservar hotéis, entre outros. Ou seja, um “estilo de vida” em um aplicativo só.

  • Em janeiro de 2023, o WhatsApp registrou 2 bilhões de usuários ativos mensais, segundo dados da Statista
  • O WeChat registrou cerca de 1,3 bilhão de usuários ativos mensais

 

O WeChat é a inspiração do WhatsApp de longa data. "A nova função também abre portas para muitas possibilidades vislumbradas por Mark Zuckerberg no passado, quando disse que o futuro do Facebook deveria ser espelhado no WeChat”, afirma Oliveira. 

“Assim, com um ID único, fica mais seguro para o WhatsApp potencializar funções de pagamento e incluir outros serviços posteriores para se tornar um super app, assim como o WeChat”, completa.

Não à toa, há alguns meses o WhatsApp tem feito uma série de atualizações com recursos como proteção de conversas, transcrição de áudio, pagamentos para empresas, entre outros.

POR QUE IMPORTA?

Antes de lançar um novo recurso é preciso analisar os dados de comportamento dos usuários. Essa prática é conhecida como análise de dados. Assim, você descobre informações importantes sobre os clientes e, a partir disso, quais novas ferramentas você precisa criar para fidelizá-los. 

Leitura recomendada

Agora, caso você queira tornar-se uma liderança capaz de usar o poder dos dados a seu favor para acelerar tomadas de decisão e desenvolver estratégias, clique aqui.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!