Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Fim do salário tradicional? Conheça o novo modelo de remuneração da Shopify

Gigante do e-commerce criou o programa de sociedade Flex Comp para motivar trabalhadores. Entenda a estratégia!

Fim do salário tradicional? Conheça o novo modelo de remuneração da Shopify

Logo do Shopify (Foto: Jeremy Moeller / Colaborador via Getty Images)

, jornalista da StartSe

5 min

19 set 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Por Sabrina Bezerra

E se você pudesse escolher como e em qual proporção quer receber o seu salário: em dinheiro ou em ação?

Essa é a nova estratégia da Shopify, gigante do e-commerce, para atrair, engajar e reter seus funcionários, dando a eles o poder de escolha.

COMO FUNCIONA?

A iniciativa de tornar-se sócio — que agora se chama Flex Comp — já existia, mas a combinação de dinheiro e ações recebidas era determinada pela Shopify. As ações ficavam bloqueadas no primeiro ano de emprego.

Agora, são os trabalhadores que escolhem entre uma combinação e outra, com a possibilidade de resgatar as ações imediatamente.

“Nossos funcionários podem escolher como desejam alocar seu pagamento. Se querem economizar para comprar uma casa, podem optar pelo dinheiro. Se estão no início da carreira, uma opção é escolher por aumentar a participação societária”, diz a empresa em comunicado

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA INICIATIVA?

A Flex Comp surge em um momento em que a Shopify — que foi um dos destaques de sucesso durante a pandemia — está lutando para sustentar o negócio.

Isso porque, projetou suas receitas com base no pico da pandemia. "Fez uma previsão muito otimista e, como consequência, impactou o caixa e o quadro de funcionários”, diz nesse artigo Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para você ter uma noção, apesar da receita ter aumentado 18% no primeiro semestre do ano, os custos com pesquisa e desenvolvimento da empresa praticamente dobraram. Além disso, perdeu investidores de peso no negócio.

ATRAIR E MOTIVAR TALENTOS

Não é segredo que quando os números da empresa não estão dentro da expectativa e demissões acontecem, é comum que os atuais funcionários fiquem desmotivados — o que pode impactar a carreira e o negócio.

Para evitar que esse sentimento domine os corredores do escritório (ou do home office), a reformulação do programa de sociedade da Shopify pode ser uma saída.

Afinal, nenhum funcionário se dedica tanto quanto um sócio. "E quando você traz bons sócios para o negócio, ele cresce num ritmo acelerado”, conta Junior Borneli, CEO da StartSe, que tem o programa de partnership. Não à toa 91% dos funcionários já se inscreveram no novo programa da Shopify.

POR QUE IMPORTA?

Se você acompanha a StartSe, sabe que dois movimentos estão tomando conta do mercado de trabalho: o Quiet Quitting e o Great Resignation. O primeiro é quando o funcionário faz apenas o que é esperado em sua função; o segundo quando acontece demissões voluntárias. Nestes dois cenários, atrair e motivar talentos se torna cada vez mais um desafio para as empresas. Por isso, criar programas de partnership pode ser uma ótima estratégia.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo