Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Os Segredos da Partnership: quanto mais sócios, melhor

É melhor ser dono de 100% de nada ou de 80% de algo que vale 100 mil reais?

Os Segredos da Partnership: quanto mais sócios, melhor

Por Junior Borneli

Na escola, minha professora de matemática usava o exemplo das laranjas pra ensinar divisão. Se eu tenho 10 laranjas e divido-as com um amigo, fico com 5 unidades.

Na nossa cabeça, dividir sempre significou ter menos. De 10 laranjas, me sobraram 5. Metade do que eu tinha antes.

No início da StartSe nós decidimos criar uma Partnership. Queríamos que todas as pessoas que viessem trabalhar conosco tivessem a oportunidade de se tornarem sócias da empresa.

Mas a lógica da Partnership desafia a matemática. Onde antes a divisão era sinônimo de perda, agora ela representa um ganho. É o tal do dividir para multiplicar.

Faça a conta comigo: quando uma empresa está no início, ela não tem valor de mercado. Então, nesse momento, é como se o empreendedor fosse dono de 100% de nada.

Daí ele convida uma nova pessoa para fazer parte da sociedade, com 20%, e essa pessoa traz clientes e faturamento. E a empresa passa a ter um valor de mercado, por exemplo, de 100 mil reais.

Em tese, o empreendedor que tinha 100% de tudo perdeu 20% da sua empresa ao permitir a entrada do sócio. Mas é melhor ser dono de 100% de nada ou de 80% de algo que vale 100 mil reais?

Essa é a matemática da Partnership. Quanto mais sócios você tiver, que levem a empresa para novos patamares, melhor. Grosso modo, o que importa é o valor das suas ações na companhia e não o percentual que você detém dela.

Nenhum funcionário se dedica tanto quanto um sócio. E quando você traz bons sócios para o negócio, ele cresce num ritmo acelerado. E se sua participação acionária for percentualmente menor, pouco importa, desde que o valor de mercado da empresa cresça.

Na StartSe temos 60 funcionários e 27 sócios. Nas empresas mais inovadoras do mundo esse é o modelo de gestão: partnership!

Quer descobrir os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios? Confira a masterclass exclusiva O Fim das Empresas Feudais. Conteúdo online e 100% gratuito para você sair com um mapa de como modernizar a sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo