Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
NOVO
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Um novo relatório do Glassdoor, focado na Geração Z, inclui os trabalhos com as classificações mais altas de cada geração. Confira:
, Jornalista
6 min
•
19 ago 2022
•
Atualizado: 15 dez 2022
Por Camila Petry Feiler
A Geração Z tem preferências diferentes das gerações anteriores quando se trata de profissões. Você tem algum palpite para o que ocupa o primeiro lugar? Eu te conto: recrutador corporativo, de acordo com levantamento realizado pelo Glassdoor, um dos maiores portais de carreira do mundo.
A pesquisa levanta as profissões que mais agradam as outras gerações também e, pela primeira vez, não aparece o desejo por uma função executiva, os famosos c-levels, na Geração Z. Afinal, eles estão em busca de funções que lhes proporcionem a “oportunidade de moldar a cultura da empresa e ter impacto social”, diz o relatório.
E pensando por este viés, o cargo de recrutador corporativo faz mais sentido, pois oferece a oportunidade de moldar como as empresas atraem e retêm talentos, ajudando a construir uma força de trabalho mais diversa e inclusiva. E o que mais aparece na lista? Confira o ranking:
1 - Recrutador corporativo
2 - Gerente de marketing
3 - Gerente de social media
4 - Cientista de dados
5 - Gerente de produto
6 - Especialista de TI
7 - Coordenador de contas
8 - Analista de crédito
9 - Engenheiro de projetos
10 - Desenvolvedor de negócios
Eles entraram no mercado de trabalho em um momento complexo: o modelo de trabalho estava basicamente todo remoto, de um jeito ainda pouco organizado, e viram a onda do Great Resignation tomar conta dos Estados Unidos (e Brasil também) por conta da cultura tóxica.
Aproveite para descobrir se a sua liderança é tóxica clicando aqui.
O olhar para marketing e social media contempla isso, afinal, são frentes que moldam muito a imagem da empresa, inclusive de dentro para fora. E atende outro ponto importante para esta geração: "no geral, a geração Z está mais satisfeita trabalhando em funções não técnicas e em grande parte criativas" afirma Richard Johnson, economista associado na Glassdoor e autor do relatório.
E as gerações anteriores, hein? Confira o ranking das profissões elencadas por elas:
1 - Corretor de imóveis
2 - Recrutador corporativo
3 - Engenheiro full stack
4 - COO
5 - Gerente técnico de contas
6 - Analista de SEO
7 - Diretor executivo
8 - Recrutador técnico
9 - Desenvolvedor Salesforce
10 - Presidente de alguma empresa
1 - CEO
2 - COO
3 - Presidente
4 - Recrutador corporativo
5 - Gerente de estratégia
6 - Corretor de imóveis
7 - Sócio de uma firma de advocacia
8 - Engenheiro de soluções
9 - Gerente de sucesso do cliente
10 - Especialista em RH
1 - Presidente
2 - CEO
3 - Corretor de imóveis
4 - Diretor executivo
5 - Gerente de RH
6 - Assistente executivo
7 - Gerente de desenvolvimento de negócio
8 - Gerente de marketing
9 - Agente de vendas de seguros
10 - Advogado
Tecnológica, sim, mas muito mais focada nas pessoas, no impacto e no trabalho como uma parte da vida – e não o todo. Por isso, os funcionários de gerações X e Boomers se sentem mais satisfeitos com cargos que exigem mais experiência e, em troca, oferecem mais responsabilidade e impacto amplo na empresa, como presidente e diretor executivo.
Já a geração Z está focada em pequenos passos, mais assertivos, mas construídos a partir de uma nova visão de empresa, liderança e gestão. Não à toa, o CEO do LinkedIn tem chamado a chegada desta geração de a Grande Reorganização, onde vai ser lição de casa de várias empresas olhar para dentro e entender os novos papéis, construindo bases mais inclusivas e focadas em ESG.
A Geração Z vem embalando novas tendências para os negócios, mostrando que os donos de empresa precisam se preparar. Se você sentiu que precisa se atualizar, conheça o EXP, programa da StartSe focado em trazer soluções e novos horizontes aos empreendedores:
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo