Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Contratação de C-levels sob demanda vira tendência; entenda

Talent as a Service (Taas), ou na tradução para o português, talento como serviço, é quando a pessoa é contratada para fazer um projeto específico para a empresa. Entenda!

Contratação de C-levels sob demanda vira tendência; entenda

Carteira de trabalho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

, jornalista

3 min

7 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Feliz Mês dos Trabalhadores. Neste mês, em 1943, foi assinado o decreto-lei que criou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Tornou-se a lei trabalhista mais importante do Brasil. 

Mas agora, à medida que novos modelos de negócios surgem, a CLT perde espaço para outras modalidades. E a contratação de líderes sob demanda é uma delas.

(Foto: Canva)

O que é contratação de lideranças sob demanda?

Chamado de Talent as a Service (Taas), ou na tradução para o português, talento como serviço, é quando a pessoa é contratada para fazer um projeto específico para a empresa. 

Uma espécie de upgrade do trabalho freelance. Isso porque, antes era mais comum para o mercado de alimentos, construção, design e jornalismo. Agora, ganha espaço para o alto escalão, as posições de c-level.


Como funciona a contratação de líderes sob demanda? 

No Brasil, as empresas podem contratar essas lideranças como CNPJ, não mais como contratação CLT. O motivo? A Lei 13.429 passou a flexibilizar a contratação de terceirizados no país.

Quanto o mercado de Talent as a Service deve movimentar nos próximos anos?

  • Estima-se que o TaaS ultrapasse US$ 387 milhões de 2022 para US$ 1,1 bilhão até 2032, segundo projeção de pesquisas Future Market Insights (FMI).

Por que importa?

Entender sobre a contratação sob demanda e o crescimento do trabalho como serviço é importante tanto para você como liderança, como para a área de RH e jurídico. Afinal, caso optem por esse tipo de contratação será necessário reaver os processos da companhia. Mas este é papo para outro artigo.

PAPO DE VIDEOCAST 

Terminou a segunda temporada do videocast Mulheres do Agora, e enquanto a terceira não chega, aqui um episódio sobre "Demissão em massa: como motivar quem permanece na empresa?", com Fernanda Piacesi. Assista!

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada 

Além de Talent as a Service, quer aprender sobre outras modalidades e habilidades novas no mercado? Veja aqui como aprender todas elas com líderes internacionais.

*Este conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda segunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!