Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Personal Branding: como se transformar em uma marca de sucesso

Entenda porque o trabalho de marca pessoal é mais do que marketing, mas sim estratégia fundamental para você ter na sua carreira.

Personal Branding: como se transformar em uma marca de sucesso

Ana Couto, CEO e fundadora da Agência Ana Couto (Foto: divulgação site Factoria Comunicação)

, jornalista

7 min

12 out 2022

Atualizado: 15 dez 2022

Por Sabrina Bezerra

Você não só pode, como deve pensar em você como marca. A frase é de Ana Couto, fundadora e CEO da Agência Ana Couto, neste episódio do videocast Mulheres do Agora.

Para a especialista, o personal branding (entenda mais adiante) é fundamental para a sua carreira. Isso porque, é uma forma de você criar confiança com clientes e empresas.

Mas sabemos que para se tornar o McDonald's da sua área de atuação, não é uma tarefa fácil. Exige muita análise e estratégia para mostrar às outras pessoas a imagem que você gostaria de ser lembrado. Antes de trazer algumas dicas para você criar uma marca pessoal forte, entenda:

AFINAL, O QUE É PERSONAL BRANDING?

Mulher fazendo apresentação (foto: alvarez/Getty)

Nada mais é do que a construção da sua autoridade em um determinado assunto. Em outras palavras, é a gestão da sua marca pessoal. 

“Vale lembrar, no entanto, que não se trata de merchandising, não é algo para vender mais produtos”, diz Ana Couto. “É criar relacionamentos de valor com seus públicos e colocar o propósito em prática, trazendo impactos positivos para o mundo”, completa.

Uma das primeiras vezes que o termo “personal branding” surgiu foi em um artigo da revista Fast Company, em 1997. Contudo, quem impulsionou a prática — principalmente na era das redes sociais, na Web 2.0 — foi a internet.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS E OS DESAFIOS DO PERSONAL BRANDING?

Construir uma marca de valor diferencia você dos concorrentes por gerar mais confiança e diferenciação de mercado com clientes e empresas. Ou seja, você vai se tornar autoridade na sua área de atuação e ter uma carreira promissora. 

Já os desafios são manter a diferenciação, relevância, propriedade e consistência. “Precisa ter esse cuidado do qual não é vender algo, mas criar impacto”, afirma Ana Couto.

Ana Couto, CEO e fundadora da Agência Ana Couto (Foto: divulgação site Factoria Comunicação)

COMO FAZER SEU BRANDING PESSOAL?

Primeiro, faça uma reflexão: o que você poderia trazer de valor para o mundo. “Se questione sobre como usar a sua potência da melhor forma e oferecer valor para as pessoas”, diz a especialista. “No entanto, tome muito cuidado, porque deve ser algo de verdade”, completa.

Além disso, entenda o que faz você ser único, como gostaria de ser reconhecido. Conheça as suas qualidades e descubra o que te faz bem e o que não faz. Depois, priorize as suas fortalezas para cada vez mais torná-las melhores. “É um processo de autoconhecimento”, afirma Ana.

Conhecer o seu público-alvo também é importante para construir sua marca pessoal. Por fim, crie uma estratégia de personal branding direcionada para as redes sociais.

Um case de sucesso de branding pessoal é a Rihanna. Ela, que ficou conhecida por suas músicas como “Umbrella” e “Diamonds” (e acumula um patrimônio de mais de US$ 1 bilhão), se tornou hoje referência na cultura pop, moda e beleza. Criou uma marca forte principalmente quando o assunto é diversidade e inclusão no mercado — e levou para as suas empresas Fenty Beauty e Savage x Fenty. 

A análise completa feita por Ana Couto e mais dicas sobre personal branding você confere no vídeo abaixo:

Thumbnail do vídeo

+ As carreiras estão sendo impactadas por personal branding e outras exigências do mercado. Portanto, se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser profissional de destaque e com boa remuneração, ou ficar fora do jogo. 

Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido, aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!

Banner WLP setembro 2022


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo