Mad skill, ou em português, habilidade incrível, está relacionada às experiências, interesses pessoais e hobbies.
Foto: Md Mahdi na Unsplash
, jornalista
5 min
•
6 nov 2023
•
Atualizado: 6 nov 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Mad skill, ou em português, habilidade incrível, está relacionada às experiências, interesses pessoais e hobbies. Agora, uma pergunta: você já considerou elas antes de contratar ou promover as pessoas?
Segundo a consultoria de recursos humanos Robert Half, tem se tornado uma tendência nos Estados Unidos e na Europa, e agora começa a ganhar força no Brasil.
Em outras palavras, trata-se de habilidades que estão além do comum ou do esperado ― e que podem ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho (veja exemplos no próximo tópico).
Imagine que a pessoa que você está entrevistando pratique um esporte coletivo. Isso pode significar que ela tem mais chances de trabalhar em equipe, tem habilidades de comunicação e liderança.
Outro exemplo, se ela tem fotografia como hobbie, pode ser que tenha habilidades como atenção aos detalhes, criatividade e observação.
Ou mesmo jardinagem que indica que tem habilidades práticas, paciência e perseverança.
Percebeu a importância das mad skills? Só lembre-se que não substituem as habilidades e experiência relevantes para a função.
Mad skills e soft skills são dois tipos de habilidades que podem ser desenvolvidas e valorizadas no mercado de trabalho.
A principal diferença entre elas é que as mad skills estão relacionadas a hobbies, interesses ou atividades pessoais, enquanto as soft skills estão relacionadas a habilidades socioemocionais e comportamentais que contribuem para cultivar boas relações interpessoais.
Já as hard skills, estão relacionadas a habilidades técnicas e específicas para uma determinada profissão.
Abaixo, um resumo:
Mad Skill
Soft Skill
Hard skill
As experiências de vida também estão relacionadas com a Mad Skill?
Segundo a Robert Half, sim. “As experiências de vida, como gerenciar um fracasso ou sucesso profissional, um acidente, uma história de reinvenção de carreira, também são muito reveladoras da personalidade e do caráter de uma pessoa.”
Isso porque, a forma como ela lidou com esses tipos de situações permitem entender qual seria o papel dela na empresa, principalmente em tempos de Mundo Bani.
Analisar as mad skills de candidatos e atuais funcionários pode ser interessante para você identificar habilidades únicas, melhorar o engajamento e promover a diversidade do time. Por exemplo, por meio delas, você pode estimular projetos que vão ao encontro das mad skills das pessoas. Assim, une o hobbie com o trabalho. Este é assunto para aprofundar em outro artigo.
Leitura recomendada
Agora, aprenda a construir times de altíssima performance e desenvolver novas skills e habilidades humanas fundamentais para o futuro e agora do trabalho para uma gestão disruptiva e inovadora. Como? No xBA, Programa Executivo Internacional Eleito o Mais Inovador do Mundo. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!