Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Gmail e botão curtir do Facebook são dois exemplos dos projetos de pessoas intraempreendedoras. Entenda o que é, quais são os tipos e como se tornar uma pessoa que tem perfil empreendedor na empresa!
Duas mulheres intraempreendedoras conversando no escritório (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)
, jornalista
5 min
•
16 nov 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
Sábado (19/11) é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Mas, caso você tenha o perfil de uma pessoa empreendedora, mas não queira sair da empresa em que trabalha, não se preocupe. Você pode fazer parte do grupo de pessoas intraempreendedoras. Vamos lá?
Intraempreendedorismo nada mais é do que a habilidade de empreender dentro de uma empresa. Na prática, é quando as pessoas — que têm perfil empreendedor — criam um produto ou solução inovadora para o negócio.
A prática, além de oferecer um ambiente mais colaborativo e horizontal, é responsável pelo sucesso ou fracasso da companhia.
“Atualmente, o intraempreendedor é um dos mais importantes recursos nas empresas de alta competitividade”, diz o Sebrae. Assim, se você tem essa habilidade, está um passo à frente na carreira. Se não tem, vale a pena desenvolvê-la.
De acordo com o Sebrae, dois tipos de empreendedorismo. “O de valor agregado e o spin-off”, diz.
Valor agregado: está relacionado ao core do negócio. Por exemplo, é quando algum projeto ou solução é desenvolvido de acordo com as necessidades do público-alvo. Seria uma melhoria de um determinado setor, com o objetivo de fazê-lo crescer.
Spin-off: é quando as ideias são desenvolvidas com um olhar externo, algo novo do mercado que, de alguma forma, agregue valor para o negócio. Para você ter uma noção, o Gmail, do Google, é fruto de um projeto de intraempreendedorismo. O botão do Facebook também.
Agora, já pensou você colocando no perfil no LinkedIn um baita projeto que trouxe ótimos resultados para a sua empresa? Demais, né?
Não tenha medo. A executiva da Microsoft Paula Silva, orienta que você fale para a liderança sobre a ideia que você tem para criar um novo produto ou uma nova solução para a empresa.
Mesmo que já exista todo um mecanismo dentro da companhia e que traga resultados, é interessante você expor as suas ideias porque traz outros pontos de vista, outra vivência, outro background para o negócio.
“Talvez as pessoas que estão ali ainda não tiveram e não conseguiram pensar a respeito disso, por conta desse próprio processo, desse próprio sistema. Então, fale. Escolha um ou dois cases onde você queira aplicar esse processo e compartilhe”, diz Paula.
Além disso, as soft skills — chamadas habilidades comportamentais — como criatividade, proatividade e curiosidade também são importantes. Neste artigo, você entende mais o que são as soft skills e como desenvolvê-las.
Confira no vídeo abaixo outras dicas:
Leitura recomendada
Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por essas e outras exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser uma profissional de destaque e bem remunerada, ou ficar fora do jogo.
Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido – sem ter que sair do Brasil – aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo