Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"O que você quer para a sua carreira?"

Para Nubia Mota, head de marketing de DX Industry Enterprise para a América Latina na Adobe, você é a pessoa protagonista da sua carreira. Confira a entrevista com a executiva sobre liderança!

"O que você quer para a sua carreira?"

Nubia Mota, Head of Marketing Head de Marketing de DX Industry Enterprise (Foto: divulgação)

, jornalista

5 min

29 set 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Nubia Mota, assumiu recentemente o cargo de head of marketing DX Industry Enterprise para a América Latina na Adobe. 

A promoção veio 1 ano e 4 meses após o último cargo. Mas se você pensa que tem receita pronta para ser promovida, a executiva responde que não. 

“Eu brinco que o cargo de manager não vem com bola de cristal. Pelo menos nunca chegou esse pacote na minha casa”, brinca Nubia.

No entanto, para quem quer trilhar esse caminho, segundo ela, é deixar claro quais são os seus objetivos. Afinal, estamos na era da transparência entre trabalhadores e empresas.

“A empresa te dá visibilidade das possibilidades que você tem, mas você tem que fazer uma leitura do ambiente para onde você quer ir”, diz ela.

Confira alguns trechos da entrevista:

Como você estimula a comunicação entre os times?

Exemplo, quando a gente faz updates de resultados de marketing, para mim é essencial que eles mandem e-mail. Eu não mando nunca. Eu sou a que dá parabéns, porque eu acredito como manager, se o meu time faz muito bem, eu estou fazendo muito bem.

Mas isso depende do seu momento de carreira, tá? Hoje, eu tenho um time que me permite ter esse movimento. Até eu ter um time, eu era lá a que aparecia. Quem não é visto, não é lembrado. 

Para assumir o papel de liderança é preciso também lidar com movimentos como o Quiet Quitting. Como você enxerga esse comportamento?

Eu fico triste pelas pessoas. Porque a gente passa tanto tempo trabalhando para você fazer algo que não te agrade, que não te provoque, que não te faça acordar. E gente, o ano tem 365 dias, eu não sou feliz sempre. Tem dia que eu não quero abrir e-mails. Todo mundo tem seus dias, mas na maior parte do tempo, se eu não me sentir desafiada, não tiver agregando a sociedade algo que eu estou fazendo, poxa, estaria só vivendo.

Do lado das empresas, é uma provocação. Se você tem uma boa cultura, líderes, pessoas que estimulam umas às outras, esse tipo de movimento não tem espaço.

+ Demissão silenciosa: entenda o novo movimento Quiet Quitting da Geração Z

Esse movimento também fala muito em não se tornar workaholic, mas equilibrar a vida profissional e a vida pessoal… 

A pessoa falar “eu sou ou não sou workaholic” é tomar uma posição, e a gente muda tanto. E não falo “eu sou”. Eu falo “eu estou”.  Tem momentos na sua carreira e tem momentos do seu trabalho que vão exigir mais de você. E tem momentos que não. E também vai da sua energia, da sua entrega, o seu status, o quanto você vai crescendo na carreira. Então, uma coisa é você querer equilibrar sua vida pessoal e profissional. E outra coisa você fazer uma demissão em silêncio.

Assista a conversa completa neste episódio do videocast Mulheres do Agora:

Thumbnail do vídeo

O episódio também aborda os temas:

  • Movimentos de mercado
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Tendências do marketing

Todo time é reflexo direto da liderança. E você pode assumir esse papel de destaque ainda esse ano.

Assumir um papel de liderança envolve várias soft skills que não são desenvolvidas em formações tradicionais ou no dia a dia da operação. Mas são fundamentais para dar o próximo passo na carreira. A dúvida é: onde aprender isso da forma correta? Aqui você pode encontrar a resposta e chegar mais rápido no seu objetivo.

Banner XBA setembro 2022

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!