Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Para lidar com a Geração Z, essa empresa criou um cargo inusitado

Cargo criado pela empresa traz uma versão dinâmica, inovadora e diversa à empresa, representando os ideais da Geração Z. Entenda!

Para lidar com a Geração Z, essa empresa criou um cargo inusitado

Geração Z trabalhando (Foto: FG Trade via Getty Images)

, jornalista

3 min

22 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

Enquanto fazia pesquisas sobre a Geração Z (nascida entre 1997 e 2012), me deparei com um novo cargo chamado de ZEO. Curiosa do jeito que sou (jornalista, né?), fui entender melhor. Nada mais é do que profissionais que atuam para melhorar a comunicação com esse público.

O que é ZEO?

O cargo criado pela empresa VCRP Brasil não tem nada a ver com CEO. Na prática, a pessoa que assume a posição “é responsável por trazer uma versão dinâmica, inovadora e diversa à empresa, representando os ideais da Geração Z”, diz a companhia em post no LinkedIn.


Qual é a função?

“Criar um elo de diálogo entre jovens da Geração Z e seus colegas de profissão de outras gerações. Valorizar a pluralidade e a sustentabilidade nas práticas da empresa. Ocupar espaço de troca direto com outros líderes da organização.”

Por que importa?

É cedo para falar se o cargo vai virar tendência. Mas não há de se negar que a Geração Z tem comportamentos totalmente diferentes das gerações passadas. E está causando uma revolução no mercado de trabalho e no mercado de consumo. 

Por exemplo, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, a Geração Z pula de emprego a cada três meses, desencadeando o movimento job hopping. É preciso olhar para ela com novos olhos e, talvez, o cargo de ZEO seja uma forma de fazer isso.

PAPO DE VIDEOCAST 

No episódio de hoje, eu conversei com Fernanda Santana, head da Elo, sobre como atrair e reter esses talentos da Geração Z. Assista!

Leitura recomendada
E a surpresa do mês continua... Para você que acompanha o podcast Mulheres do Agora especial de março, tem uma oportunidade exclusiva para ser (ainda mais) uma líder inspiradora e exponencial dentro da empresa (com as mais diversas gerações, claro). Confira aqui!

*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo