Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Dormir no trabalho é a solução para a produtividade?

A falta de sono custa às empresas americanas US$ 63 bilhões em perda de produtividade, de acordo com um estudo de setembro de 2011 do Journal of Sleep

Dormir no trabalho é a solução para a produtividade?

, Jornalista

4 min

29 jul 2022

Atualizado: 15 dez 2022

Você viu a novidade para tornar os escritórios mais saudáveis no Japão? As empresas Itoki e Koyoju Gohan se uniram para lançar “caixas de soneca” verticais. Ainda não sabemos o preço nem a disponibilidade, mas a novidade suscitou a questão: como assim dormir no trabalho?

SONECA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Fornecer aos funcionários cápsulas de cochilo ou intervalos prolongados pode melhorar a produtividade ao neutralizar o comportamento impulsivo e aumentar a tolerância à frustração, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan. Cochilar também pode aumentar a segurança no local de trabalho.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram como um breve cochilo afetou o controle emocional de 40 adultos com idades entre 18 e 50 anos. Todos os participantes então completaram tarefas em computadores e responderam perguntas sobre sonolência, humor e impulsividade.

QUAL PROFISSÃO É MAIS PROPENSA A COCHILOS NO TRABALHO?

Trabalhos diferentes criam ambientes de trabalho diferentes. Algumas indústrias, de acordo com a pesquisadora McKenzie Hyde, Coach certificada em Ciências do Sono, eram mais propensas a cochilar do que outras. 70% dos entrevistados que trabalham com tecnologia, por exemplo, admitiram dormir durante o horário de trabalho. A construção não ficou muito atrás com pouco mais de 68%, seguida pelo governo e administração pública.

Não é de surpreender que aqueles que trabalham em tecnologia tirem uma soneca aqui e ali. Às vezes, os trabalhadores de tecnologia são incentivados a tirar uma soneca no trabalho, incluindo aqueles que trabalham no Google, onde a sede de Mountain View, Califórnia, oferece muitas vantagens, incluindo cápsulas de soneca no local.

Mas uma das primeiras a adotar a política de cochilos no local de trabalho, a empresa de sorvetes Ben & Jerry’s, tem uma sala de cochilos no escritório há mais de uma década. "A sala em si é realmente parte da cultura corporativa maior aqui e da crença da empresa de que um funcionário feliz é um funcionário produtivo", disse um porta-voz à BBC.

O The Huffington Post, site de mídia homônimo de Arianna Huffington tem duas salas designadas para cochilos em seus escritórios em Nova York.

"Cada vez mais, as empresas estão percebendo que a saúde de seus funcionários também é um dos indicadores mais importantes da saúde da empresa", escreve Huffington em seu livro mais recente Thrive: The Third Metric to Redefining Success and Creation a Life of Well-Being , Sabedoria e Maravilha.

A iniciativa surgiu depois que ela desmaiou de exaustão em sua mesa uma noite (e quebrou a bochecha ao cair), tornando saúde e bem-estar uma prioridade no local de trabalho.

Veja também:

 

POR QUE IMPORTA?

A iniciativa surge como um apoio para quem prolonga o expediente ou tem um longo trajeto de ida e volta para casa. Nesses casos, muitas pessoas acabam se isolando no banheiro para conseguir descansar um pouco e a aposta das empresas é conseguir, ao menos, criar espaços mais confortáveis para um cochilo reparador. 

Com os novos modelos de trabalho, como o remoto, é possível que a pessoa nem precise sair de casa, logo, não acaba desgastada pelo deslocamento. Mas nem todas as empresas ou empregos possibilitam isso, então por que não considerar um momento de relaxamento, hein? Com o sono em dia, é possível que o funcionário leve menos tempo para executar as tarefas, se sinta mais acolhido em suas necessidades no ambiente de trabalho e entregue em produtividade. 


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo