Marketing de incentivo, conjunto de ações e estratégias que tem o objetivo de motivar e engajar os colaboradores, por meio de recompensas e reconhecimento, começa a ganhar forças nas companhias.
Duas mulheres intraempreendedoras conversando no escritório (Foto: Hinterhaus Productions via Getty Images)
, jornalista
3 min
•
15 fev 2024
•
Atualizado: 15 fev 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Marketing ou campanha de incentivo tem se tornado comum nas empresas para motivar e engajar as pessoas.
“São benefícios ou recompensas oferecidos pelas empresas aos colaboradores que não envolvem diretamente pagamentos em dinheiro. Eles são formas de reconhecimento, motivação e valorização dos profissionais, contribuindo para aumentar a satisfação no trabalho, o engajamento e o bem-estar”, explica a consultoria Robert Half.
Alguns exemplos de campanha de incentivo são: viagens, experiências, produtos, flexibilização da carga horário, entre outros (veja os detalhes aqui).
As vantagens são: aumento da motivação e melhoria do clima organizacional. “O cuidado disso, no entanto, é que ele também mexe com o sistema de ansiedade”, sinaliza Flavio Maneira, executivo e especialista em neurociência. Assim, é importante ter um equilíbrio com o marketing de incentivo para não gerar ansiedade no time.
Em suma, um programa de incentivo bem estruturado e implementado é uma ferramenta para impulsionar o sucesso do negócio e oferecer bem-estar para o time ― o que é importante para atrair e reter talentos.
Leitura recomendada
O futuro do RH é humano. Participe do encontro que vai reunir as maiores lideranças em gestão de pessoas para promover reflexões sobre os temas mais relevantes e compartilhar as mais recentes inovações e tendências do setor. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!