Marketing de incentivo, conjunto de ações e estratégias que tem o objetivo de motivar e engajar os colaboradores, por meio de recompensas e reconhecimento, começa a ganhar forças nas companhias.
Felicidade no trabalho (Foto: via Canva)
, jornalista
7 min
•
3 nov 2023
•
Atualizado: 3 nov 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Imagino que o seu time tenha o mais diverso comportamento: o organizado, o desmotivado e o colaborativo. E você, como liderança, tem o desafio de mantê-los motivados e engajados na empresa.
Você usa uma série de técnicas de gestão de pessoas para fazer isso acontecer. E no artigo de hoje, apresento mais uma: o marketing de incentivo.
Marketing de incentivo é um conjunto de ações e estratégias que tem o objetivo de motivar e engajar os colaboradores de uma empresa, por meio de recompensas e reconhecimento.
A intenção é estimular o desempenho e a produtividade das pessoas para que alcance melhores resultados.
“As empresas fazem marketing de incentivo para aumentar o desempenho e performance dos funcionários, ou seja, por meio de um engajamento maior”, conta Flávio Maneira, executivo e especialista em neurociência.
Segundo o especialista, sim. “Isso porque, o cérebro funciona muito bem quando a gente pensa na expectativa. Ou seja, antecipa a expectativa de uma possível recompensa.”
Alguns deles são:
Aumento da motivação: já que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais motivado e produtivo. Isso acontece porque quando os colaboradores sabem que seu trabalho é reconhecido e valorizado.
Melhoria do clima organizacional: pode ajudar a melhorar o clima organizacional, criando um ambiente mais positivo e colaborativo.
“O cuidado disso é que ele também mexe com o sistema de ansiedade”, sinaliza Maneira. Assim, é importante ter um equilíbrio com o marketing de incentivo para não gerar ansiedade no time.
Incentivos financeiros, experiências e viagens. As viagens, por exemplo, estão em alta, segundo a Incentivar, plataforma especializada em incentivo inteligente do Brasil.
Ou seja, você pode oferecer viagens como uma recompensa para quem bater a meta ― a depender do perfil da pessoa ― (entenda mais no próximo tópico).
Primeiro, é importante que você entenda que cada pessoa é única. “Quando se trata de marketing de incentivo é preciso entender o que motiva cada colaborador pode ser o primeiro passo para oferecer o incentivo certo”, de acordo com a Incentivar.
“Não se esqueça de que incentivos financeiros podem ser eficazes para alguns, mas outros podem se sentir mais motivados com experiências que possam ser compartilhadas com a família, por exemplo.”
Faber Castell e Colgate são algumas das empresas que oferecem marketing de incentivo para os funcionários.
No caso da Faber-Castell, a empresa usa um software desenvolvido pela Incentivar, para premiar funcionários conectados com a cultura da empresa.
Funciona assim: a liderança escolhe quais aspectos deseja ranquear para, no futuro, premiar as pessoas com base em seus desempenhos. Algumas das premiações são produtos de diversos segmentos em parceria com a Via Varejo.
A Colgate segue a mesma linha. Usa o sistema de recompensas chamado “Super Clube Colgate” para engajar e bonificar seus colaboradores a partir do alcance de metas de vendas.
Seja qual for o comportamento atual dos funcionários, eles têm algo em comum: precisam de motivação para manter-se na empresa.
Tiago Forjaz, especialista em gestão de pessoas, destaca que o papel da liderança é entreter o time.
“Por exemplo, você não deve medir o seu sucesso pelo número de pessoas que têm. Mas sim pela capacidade de abraçar e integrar rapidamente os talentos que aprendem mais, melhor e com mais prazer”, escreve ele.
Assim, uma das formas de incentivar o time para que tenham, cada vez mais agilidade de aprendizagem e motivação, é por meio do marketing de incentivo.
Leitura recomendada
Agora, tenha uma formação ágil que lhe permitirá conhecer as ferramentas estratégicas de liderança e gestão utilizadas nestas organizações exponenciais, desenvolvendo as competências atualmente mais procuradas pelas empresas para conduzir os seus processos de inovação e transformação. Conheça o xBA!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!