Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Conheça como a rede de supermercado holandesa Jumbo criou uma fila exclusiva para quem quer passar mais tempo no caixa. A ideia é combater a solidão
, Jornalista
5 min
•
26 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
A população está envelhecendo, mesmo que o mundo ande bem acelerado. Mas o poder dessas transformações está, justamente, em colocar as pessoas no centro. E, ao entender isso, talvez você tenha que fazer diferente de todo mundo, como fez a rede de supermercados holandesa Jumbo ao criar uma fila exclusiva para quem quisesse passar mais tempo no caixa.
Por quê? Enquanto muitos supermercados investem em caixas autônomos, carrinho inteligente, pagamento com criptomoeda e avanços tecnológicos para acelerar o atendimento, este supermercado resolveu dar um passo para trás e investir em caixas lentos.
A pandemia escancarou um dos grandes problemas que atinge idosos (não só): a solidão. Mas antes disso, em 2019, foi criada a Kletskassa (caixa com conversa), como um teste, na filial da cidade de Vlijmen, pensando exatamente em pessoas com mais de 75 anos que se sentiam sozinhas.
Como a medida se tornou um sucesso, aos poucos, com a melhora na pandemia, a Jumbo ampliou a iniciativa para suas 200 filiais. Além disso, criou o cantinho da conversa, onde os clientes podem parar depois das compras e tomar um café gratuitamente.
A inovação que norteia as ações da empresa precisa ser pautada pela experiência do cliente. Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo o seu público e garantir assertividade.
E mesmo que os idosos não sejam seu público, é preciso atenção. Em 2019, segundo o IBGE, os idosos já eram mais de 32 milhões no Brasil. Com o aumento da longevidade, esse número pode representar mais de 25% da população brasileira em 40 anos.
Se a sua empresa não quer deixar de atender mais de ¼ da população do país, é preciso considerar a experiência do cliente também para este consumidor.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo