A carreira começa aos 50!

Avatar

Por Júnior Borneli

6 de Maio de 2020 às 10:23 - Atualizado há 3 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Já ouviu a frase “os 50 são os novos 30”? As pessoas estão vivendo cada vez mais e com mais qualidade de vida, fazendo com que sejam produtivas por muito mais tempo. Vamos aos fatos:

·     Um estudo de Harvard mostrou que a melhor idade para empreender é aos 45 anos.

·     Outro estudo patrocinador por fundos de investimento diz que a melhor idade para um empreendedor receber investimento é aos 41 anos.

Vamos traduzir esses números em 7 exemplos reais, de todos os tipos. Vou pontuá-los um a um, logo abaixo.

1.   Steve Jobs criou o iPhone quanto tinha 52 anos. Ele é responsável por quase 70% da receita da Apple.

2.   Henri Nestlé fundou a Nestlé também aos 52 anos, depois de criar a farinha láctea para diminuir a desnutrição infantil.

3.   John Pemberton criou a Coca-Cola aos 55 anos. Ele testava fórmulas para um xarope que aliviasse dores no estômago.

4.   Charles Flint fundou a IBM aos 61 anos e permaneceu na direção da empresa até aos 80 anos.

5.   Harland Sanders criou o KFC aos 62 anos. Pouco tempo antes ele havia desistido da vida e escrito uma carta de despedida.

6.   Ray Kroc conheceu o McDonalds aos 52 anos. Comprou a empresa e a transformou num negócio gigantesco.

7.   Roberto Marinho criou a TV Globo aos 60 anos. Hoje a empresa é um dos maiores grupos de mídia do mundo.

Você pode estar se perguntando: “Mas o Mark Zuckerberg fundou o Facebook aos 22 anos”. Pois é… essas são as exceções à regra. Por conta do impacto causado por algumas empresas fundadas por jovens, cria-se a impressão de que é preciso ser jovem para empreender. O que é uma grande bobagem!

E tem um bom argumento para justificar isso: o que um jovem sabe, em termos de tecnologia, por exemplo, pode levar até 2 anos para uma pessoa de mais idade aprender.

Mas para esse jovem de 20 ter a experiência do adulto de 50, serão necessários 30 anos. Portanto, essa balança se equilibra facilmente.

Agora… uma coisa é certa. Para se manter produto e competitivo no mercado de trabalho é preciso aprender coisas novas, o tempo todo. As habilidades exigidas hoje são diferentes daquelas que foram importantes no passado.

Habilidades técnicas e socioemocionais, em equilíbrio, criam o perfil ideal de profissional. A StartSe tem um programa chamado Fortaleça sua Carreira, que ajuda nesse processo de atualização.

Se você quiser conhecer quais são as habilidades exigidas hoje e se preparar ainda mais para os desafios do mercado, conheça o programa.

Acesse o site Fortaleça sua Carreira e veja os detalhes!

Ah… se você ainda não viu, assista O Estagiário, na Netflix. Vai explicar muito bem tudo o que eu tentei dizer aqui neste artigo.