Inteligência Artificial: O que você deve ler para entender

Nunca li e estudei tanto um tema como fiz com Inteligência Artificial em 2018; compartilho aqui alguns livros de que gostei e ajudam a entender o impacto desta tecnologia no presente e futuro.

0
shares

Hoje um dos temas mais quentes – ou reaquecendo se você é nerd – é o de Inteligência Artificial (em inglês, AI - Artificial Intelligence).

A expressão Inteligência Artificial foi criada há mais de 70 anos e recebeu, nos últimos anos, uma injeção de adrenalina. Isso se deu por uma combinação de fatores.

Primeiro, a democratização do conhecimento sobre machine learning e redes neurais (deep neural networks). Segundo, a disponibilidade de imensos volumes de dados para treinar algoritmos. E, por último, o drástico aumento na relação custo-performance da capacidade computacional.

Inteligência Artificial é tecnologia, educação, economia, gestão e política. E, certamente, estará cada vez mais no centro das disputas de poder entre os Estados Unidos e a China.

Nunca li e estudei tanto um tema como fiz com Inteligência Artificial em 2018; compartilho aqui alguns livros de que gostei e ajudam a compreender o impacto desta tecnologia no presente e futuro.

Espero que possam ajudar executivos, profissionais e estudantes de todas as áreas a entender mais sobre os conceitos e as tecnologias que possivelmente irão impactar a vida de todos nós.

Estudando e observando tudo isto, parece mesmo que a ficção científica está se tornando realidade.

ARCHITECTS OF INTELLIGENCE

Martin Ford, 2018

Como a AI evoluirá e quais inovações importantes estão no horizonte?

Qual será o seu impacto no mercado de trabalho, na economia e na sociedade? Com o que devemos nos preocupar à medida que a inteligência artificial avançar?

O autor e futurista Martin Ford entrevista vinte e três renomados e influentes cientistas e pensadores sobre os riscos e oportunidades da “nova” Inteligência Artificial.

O livro e seus relatos controversos já geraram acaloradas discussões públicas entre os entrevistados que se dividem entre alertar sobre possíveis injustiças sociais até a destruição da raça humana.

Ou então, celebrar que viveremos a maior era de prosperidade econômica viabilizada pela mais poderosa invenção humana.

AIQ - How People And Machines Are Smarter Together

Nick Polson, James Scott, 2018

O AIQ é baseado em uma premissa simples: se você quer entender o mundo moderno, então precisa conhecer um pouco da linguagem matemática falada por máquinas inteligentes.

O livro ensinará a você essa linguagem - mas de uma maneira não convencional, ancorada em histórias, e não em equações.

Você conhecerá um elenco fascinante de personagens históricos que têm muito a ensinar sobre dados, probabilidade e melhor raciocínio.

Os autores são muito criativos e me fizeram pensar que tanto quanto o nosso QI, devemos começar a desenvolver o nosso QIA (Quociente de Inteligência Artificial).

Trazendo perspectivas históricas para ensinar as bases lógicas de IA, você vai descobrir como esta tecnologia tem conseguido resolver problemas inusitados, como impedir roubos de rolos de papel higiênico nos parques públicos da China.

IA - 101 Things You Must Know Today About Our Future

Lassie Rouhianien, 2018

Este livro cobre muitos tópicos fascinantes e oportunos relacionados à inteligência artificial.

Você pode ter ouvido que muitos trabalhos serão substituídos por automação e robôs. Mas você sabe que, ao mesmo tempo, um grande número de novos empregos serão criados pela AI?

A inteligência artificial nos ajudará a fazer quase tudo melhor, mais rápido e mais barato. E mudará profundamente setores como transporte, turismo, saúde, educação, varejo, agricultura, finanças e vendas.

Este livro é divertido pois se parece com um catálogo de soluções (e especulações) sobre os impactos de AI nas nossas vidas.

O livro apresenta exemplos de empresas e seus projetos de acordo com indústrias, profissões e processos de negócios, mas também discute o papel e poder destas novas, incríveis e temidas, empresas de tecnologia. Ótimo livro se você quiser falar sobre AI no próximo happy our da sua turma.

THE DEEP LEARNING AI PLAYBOOK

Carlos E. Perez, 2017

Este é um livro mais denso, pois foca em Deep Learning. Ou, a “disrupção da Inteligência Artificial”, como sugere o autor.

Você vai poder mergulhar no tema buscando entender quais as implicações para a sua profissão ou negócio, e até imaginar e desenhar um negócio baseado em AI utilizando o "The Deep Learning Canvas". Trata-se de um método inspirado no popular "Business Model Canvas", muito popular no mundo das startups.

O livro também nos lembra que durante anos não conseguimos descobrir como "monetizar" a World Wide Web. Estamos em uma situação semelhante com o Deep Learning. Sua monetização está longe de ser óbvia. Este livro apresenta um quadro para resolver essa lacuna.

Além disto, você poderá entender o “efeito Sputnik” que fez a China acordar e prometer ser a maior potência mundial em AI até 2040.

PREDICTION

Ajax Agrawal, Joshua Gans, Avi Goldfarg, 2018

Prediction talvez seja o melhor de todos aqui.

Escrito por um grupo de geniais professores e empreendedores canadenses – de onde nasceu esta nova onda de otimismo com AI –, o livro ajuda a entender os efeitos econômicos da tomada de decisão.

Magistralmente o livro propõe que AI hoje é, na verdade, apenas um componente crítico da inteligência: a “predição”.

Assim, prediction é o processo de pegar as informações que você já possui (os dados) e gerar informações que você não possui.

Aqui, você também irá poder ler sobre o “efeito Sputnik”.

AI SUPERPOWERS - China, Silicon Valley and the New World Order

Kay-Fu Lee, 2018

Este é o recente livro de Kai-Fu Lee, ex-CEO do Google China.

Ele ficou bastante decepcionado quando o Google decidiu abandonar a China em 2010. Mais recentemente, o executivo teve que se explicar ao governo americano sobre o por que deles estarem querendo retornar ao gigante asiático com o projeto “Dragonfly”.

Além de você aprender muito sobre AI e seus impactos – e, obviamente, sobre o “efeito Sputnik” – você vai entender melhor sobre este novo e incrível empreendedorismo Chinês que esta rivalizando com o Vale do Silício.

Vai ficar claro entender que “se o dado é o novo petróleo, então a China é a nova Arábia Saudita”.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários