Startup Novameat cria carne vegetal produzida em impressora 3D

Com o método, a startup pode criar um bife de 100 gramas em 30 minutos, com pouco menos de US$ 3

0
shares

O mercado de carnes plant-based está crescendo de forma acelerada. Startups como Impossible Foods, Behind the Foods, Mission Barns e Fazenda Futuro estão produzindo suas versões com gosto, cheiro e textura semelhantes às proteínas tradicionais. Na Espanha, a Novameat também produz carnes à base de plantas, mas de uma forma inusitada: com impressora 3D. 

Giuseppe Scionti, especialista em engenharia biomédica e fundador da startup, passou anos estudando como desenvolver uma técnica para imitar a textura, aparência, propriedades nutricionais e sensoriais de bifes, peitos de frango e filés de peixe.

“Enquanto pesquisava a regeneração de tecidos de animais por meio de tecnologias de bioimpressão para aplicações biomédicas e veterinárias, descobri uma maneira de hackear a estrutura da matriz 3D nativa de uma variedade de proteínas de origem vegetal para obter uma textura carnuda”, disse Scionti, em um comunicado.

"A tecnologia da Novameat fornece um método flexível e ajustável de produzir carne à base de plantas, com a utilidade de criar diferentes texturas a partir de uma ampla variedade de ingredientes", afirmou o especialista. Ingredientes veganos como arroz, ervilhas, algas marinhas e outras substâncias como lipídeos, fibras, minerais e vitaminas são transformadas em uma pasta que é impressa em 3D. Para isso, Giuseppe projetou um código pré-definido usando um software DAC (desenho assistido por computador).

Com o método, a startup pode criar um bife de 100 gramas em 30 minutos, custando pouco menos de US$ 3. Com a produção em grande escala, o bioengenheiro prevê que a tecnologia será capaz de reduzir os custos de tempo e fabricação em dez vezes, em comparação com os valores atuais. 

Recentemente, a startup recebeu um aporte da New Crop Capital, venture capital com foco em foodtechs. Com o investimento, que não teve o valor divulgado, a startup planeja desenvolver sua plataforma para acelerar o desenvolvimento de carnes.

"Acreditamos que a cadeia global de suprimentos alimentares está quebrada e estamos focados em resolver um desses desafios, que é a proteína animal", disse Dan Altschuler Malek, membro da New Crop Capital. "Vemos que há uma oportunidade de mudar o comportamento do consumidor para reduzir o consumo de produtos de proteína animal para produtos que estão no preço que as pessoas pagam".

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a Novameat:

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários