Pesquisa “State of Remote Work” mostra que 98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Entenda!
Homem feliz trabalhando em home office (Foto: via Canva)
, jornalista
4 min
•
27 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Fim do home office? Para os funcionários, a resposta é não. Foi o que mostrou a pesquisa “State of Remote Work” deste ano, feita pela Buffer:
De acordo com os dados da pesquisa “State of Remote Work”, em 2023, os principais insights no mundo corporativo, são:
Apesar dos desafios que o teletrabalho tem, 98% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Em comparação com 2022, esse percentual aumentou 1%.
Por quê? “91% dos entrevistados relataram ter uma experiência positiva neste formato de trabalho”, diz a pesquisa. Para você ter uma noção, apenas 1% descreveu a experiência como negativa.
71% gostariam de trabalhar no modelo de trabalho totalmente remoto. 20% gostariam de trabalhar de forma híbrida, mas sendo o remoto em primeiro lugar. 6% escolheram híbrido, outros 2% híbrido com escritório primeiro e 1% prefere trabalhar totalmente no escritório.
Por quê? “Depois de um tempo em que a estrutura de trabalho híbrida foi usada por muitas empresas, esses resultados podem indicar que a configuração híbrida não tem funcionado para trabalhadores remotos”, analisa o estudo.
No relatório de 2022, a empresa incluiu na pesquisa uma pergunta para saber mais sobre como está o crescimento da carreira para pessoas que trabalham em home office.
“Nesse relatório, 45% dos entrevistados disseram que o trabalho remoto tornou o crescimento da carreira mais difícil, 14% disseram que facilitou o crescimento da carreira e os 41% restantes disseram que não teve impacto”, diz o estudo.
“Este ano, fizemos a pergunta novamente e obtivemos uma resposta muito diferente. Vimos um grande aumento no número de pessoas que selecionaram que o trabalho remoto facilitou o crescimento da carreira – de 14% para 36%. Também vimos o grupo que achou mais difícil crescer na carreira cair de 45% em 2022 para 28% em 2023”, finaliza.
Os dados surgem em um momento do qual as empresas estão descobrindo qual seria o melhor modelo de trabalho desde a chegada da pandemia de coronavírus.
Algumas, como Apple, Amazon, Google e Nubank criaram políticas que estimulam o retorno ao escritório físico. Porém, alguns funcionários não estão felizes com a notícia. Na Amazon, por exemplo, que é um dos casos mais recentes, os profissionais ― principalmente os que são da área de tecnologia ―, manifestaram insatisfação com a nova medida.
No entanto, ainda é cedo para falar qual é o melhor formato de trabalho para os dois lados (empresa e funcionário). A recomendação que fica é: faça estudos internos e externos, analise os dados, converse com o seu time, exponha as dores da empresa, mas também escute-os. Lembre-se: um dos princípios do ESG é também oferecer um bom ambiente de trabalho para seus funcionários ― e a melhor forma de fazer isso é sendo transparente. Ouça o podcast abaixo sobre como o Nubank implementou o novo modelo de trabalho:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!