StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Funcionários querem ‘home office para sempre’, diz pesquisa

Pesquisa “State of Remote Work” mostra que 98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Entenda!

Funcionários querem ‘home office para sempre’, diz pesquisa

Homem feliz trabalhando em home office (Foto: via Canva)

, jornalista

4 min

27 fev 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Fim do home office? Para os funcionários, a resposta é não. Foi o que mostrou a pesquisa “State of Remote Work” deste ano, feita pela Buffer:

  • 98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras
  • 22% dizem que o maior benefício do trabalho remoto é a flexibilidade na forma como gastam seu tempo
  • Cerca de 28% das pessoas gostariam de trabalhar no modelo híbrido

De acordo com os dados da pesquisa “State of Remote Work”, em 2023, os principais insights no mundo corporativo, são:

1 - Home office é o modelo de trabalho mais desejado 

Apesar dos desafios que o teletrabalho tem, 98% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Em comparação com 2022, esse percentual aumentou 1%. 

Por quê? “91% dos entrevistados relataram ter uma experiência positiva neste formato de trabalho”, diz a pesquisa. Para você ter uma noção, apenas 1% descreveu a experiência como negativa.

2 - Trabalhadores remotos não gostariam de trabalhar no modelo híbrido

71% gostariam de trabalhar no modelo de trabalho totalmente remoto. 20% gostariam de trabalhar de forma híbrida, mas sendo o remoto em primeiro lugar. 6% escolheram híbrido, outros 2% híbrido com escritório primeiro e 1% prefere trabalhar totalmente no escritório.

Por quê? “Depois de um tempo em que a estrutura de trabalho híbrida foi usada por muitas empresas, esses resultados podem indicar que a configuração híbrida não tem funcionado para trabalhadores remotos”, analisa o estudo.

3 - Crescimento na carreira no modelo teletrabalho

No relatório de 2022, a empresa incluiu na pesquisa uma pergunta para saber mais sobre como está o crescimento da carreira para pessoas que trabalham em home office.

“Nesse relatório, 45% dos entrevistados disseram que o trabalho remoto tornou o crescimento da carreira mais difícil, 14% disseram que facilitou o crescimento da carreira e os 41% restantes disseram que não teve impacto”, diz o estudo.

“Este ano, fizemos a pergunta novamente e obtivemos uma resposta muito diferente. Vimos um grande aumento no número de pessoas que selecionaram que o trabalho remoto facilitou o crescimento da carreira – de 14% para 36%. Também vimos o grupo que achou mais difícil crescer na carreira cair de 45% em 2022 para 28% em 2023”, finaliza.


POR QUE IMPORTA?

Os dados surgem em um momento do qual as empresas estão descobrindo qual seria o melhor modelo de trabalho desde a chegada da pandemia de coronavírus.

Algumas, como Apple, Amazon, Google e Nubank criaram políticas que estimulam o retorno ao escritório físico. Porém, alguns funcionários não estão felizes com a notícia. Na Amazon, por exemplo, que é um dos casos mais recentes, os profissionais ― principalmente os que são da área de tecnologia ―, manifestaram insatisfação com a nova medida

No entanto, ainda é cedo para falar qual é o melhor formato de trabalho para os dois lados (empresa e funcionário). A recomendação que fica é: faça estudos internos e externos, analise os dados, converse com o seu time, exponha as dores da empresa, mas também escute-os. Lembre-se: um dos princípios do ESG é também oferecer um bom ambiente de trabalho para seus funcionários ― e a melhor forma de fazer isso é sendo transparente. Ouça o podcast abaixo sobre como o Nubank implementou o novo modelo de trabalho:

LEITURA RECOMENDADA

Caso você precise entender mais sobre o assunto, acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!