Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Quer viajar? Empresas oferecem vale-turismo como benefício corporativo

A nova tendência corporativa é o auxílio viagem para funcionários, com o objetivo de contribuir para o bem-estar e a saúde mental deles. Entenda e saiba quais marcas oferecem!

Quer viajar? Empresas oferecem vale-turismo como benefício corporativo

Homem e mulher com malas de viagem em frente ao mar (Foto: Pexels)

Por Sabrina Bezerra

Os tempos de tirar férias e ficar em casa ficaram para trás. Agora, a tendência é que as empresas contribuam com a viagem de férias ou folga de seus funcionários com o vale-turismo (assim como funciona hoje com o vale-transporte, o vale-alimentação, o vale-refeição). A ideia é oferecer descanso e saúde mental aos colaboradores. 

COMO FUNCIONA?

Cada empresa tem o seu próprio método (confira mais adiante) e nem sempre o benefício está relacionado apenas às férias e folgas.

Algumas, oferecem inclusive para pessoas que são nômades digitais — a título de curiosidade, tem crescido o número de profissionais com esse perfil. Atualmente, estima-se que haja 35 milhões, segundo o relatório da Fragomen. Você quer se tornar um? Veja ótimas dicas aqui.

QUAIS EMPRESAS OFERECEM O BENEFÍCIO?

Mulher sorrindo (Foto: David Lees via Getty Images)

No Nubank, por exemplo, os trabalhadores têm desconto em passagens e hospedagem em empresas como Decolar.com, Buser e BCD Travel. Foi pensado para atender às novas necessidades dos funcionários.

Já os profissionais da startup Olist ganham R$ 30 mensalmente em crédito, ou seja, R$ 360 por ano para usar o benefício. 

Também podem escolher um dos planos disponíveis na plataforma Férias & Co. e pagar um percentual do valor descontado na folha de pagamento.

A Férias & Co. é uma plataforma de benefícios de viagens do Brasil, com foco no mercado B2B.

Na prática, oferece 20 opções de planos anuais de viagem à disposição das empresas parceiras que chegam a mais de 90% de economia em hospedagens e passagens aéreas.

Para você ter uma noção, a startup tem clientes como Mobly, Tecnisa, RDC, entre outras. E mais do que uma tendência, o vale-turismo pode até virar lei: o PL nº 4.537/2021 propõe a criação do vale-turismo oficialmente.

Outra startup que está fazendo barulho é a Weex, que também oferece o benefício para empresas. Na prática, trata-se de carteira digital de experiências que oferece um aplicativo próprio de gestão de viagens, consultoria e suporte. Recentemente fechou contrato com a Embratel
 

(Foto: Divulgação Nubank)

POR QUE IMPORTA?

Quando o assunto são férias e folgas, o vale-turismo ajuda você a desenvolver soft skills, conviver com outras culturas, reduzir risco e Burnout e ficar mais feliz.

O que, consequentemente, impacta de forma positiva o seu retorno ao trabalho: vai voltar mais feliz, com mais empolgação e boas ideias.

Já quando a pauta é nômade digital, ajuda a atrair e reter você ou pessoas com esse perfil na empresa.

Por fim, esse tipo de benefício — com foco no bem-estar do colaborador — vai ao encontro da pauta ESG, na categorial Social, que é a forma como a empresa cuida de seus funcionários.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo