Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Nômade digital: o que é, como ganha dinheiro e quais são as melhores cidades para trabalhar

Recentemente, seguindo a onda de outros países, o Brasil aprovou um visto especial para trabalhadores que são nômades digitais. Saiba mais e conheça as vantagens e as desvantagens para o profissional e para a empresa ao adotar a modalidade

Nômade digital: o que é, como ganha dinheiro e quais são as melhores cidades para trabalhar

Nômade digital (Foto: Getty Images)

, jornalista

10 min

8 fev 2022

Atualizado: 23 dez 2022

Você já pensou alguma vez em viver como nômade digital — a pessoa que viaja enquanto trabalha remotamente? Eu ouso dizer que sim. O que você talvez não saiba é que tem se tornado tendência quando o assunto é futuro do trabalho.

E são os números que mostram: estima-se que 35 milhões de trabalhadores no mundo tenham o perfil de nômade digital e deve alcançar o marco de 1 bilhão até 2035, segundo o relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen.

O Brasil, por exemplo, seguindo a onda de outros países, aprovou no final de janeiro um visto especial para trabalhadores que são nômades digitais.

MAS AFINAL, O QUE É SER UM NÔMADE DIGITAL?

“Alguém que não tem um lugar fixo para trabalhar e usa tecnologia a seu favor trabalhando à distância”, diz Marina Toledo, talent acquisition lead na StartSe. 

Isso não quer dizer que todas as pessoas que trabalham remotamente são nômades digitais. Elas precisam, na prática, unir o viajar para diferentes lugares com o trabalho - e no longo prazo. Se tornou um estilo de vida.

Como nômade digital ganha dinheiro? 

Algumas formas são: recebendo o salário da empresa - que tem a cultura do trabalho à distância - da qual é contratado ou como freelancer.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS EM SER UM NÔMADE DIGITAL?

De acordo com Marina, algumas vantagens são: qualidade de vida, maior rendimento no trabalho para pessoas que têm dificuldade de concentração no escritório e liberdade de viajar para onde quiser sem a necessidade de pedir folga. “A pessoa apenas depende de uma rede de internet para trabalhar com qualidade”, conta a especialista.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS PARA SER UM NÔMADE DIGITAL?

“Em alguns casos, podem fazer parte dessa nova realidade: comunicação ineficaz, falta de organização pelo excesso de liberdade, muito trabalho esquecendo a hora de parar, problemas no manuseio das ferramentas virtuais caso a internet não seja de alta qualidade ou o sinal do local que esteja seja ruim”, afirma Marina.

Homem trabalhando em uma mesa externa (foto: Getty)

COMO SE TORNAR UM NÔMADE DIGITAL?

Primeiro, é importante que você avalie os prós e os contras que falamos nos tópicos acima. Depois, organize as finanças e veja quais locais cabem no seu orçamento. Muitos países, por exemplo, oferecem visto de nômade que permite que você fique mais tempo lá do que com um visto de turista. Em alguns casos, é necessário a comprovação de renda remota estável. Por isso, vale avaliar os requisitos de cada país antes de comprar a passagem aérea.

Outras dicas são: estude sobre a cultura do local, se a internet funciona, se o seu equipamento de trabalho (computador, fone e ou microfone) estão funcionando e use serviços da nuvem - caso a máquina pare de funcionar, você não perde os seus jobs.

E a hospedagem? Depende do estilo de vida que você quer. Algumas opções são: alugar um quarto de hotel ou apartamento, casa ou quarto no Airbnb ou em plataformas semelhantes. E já que estamos conversando sobre Airbnb, Brian Chesky, CEO da companhia, quer provar que esse modelo de trabalho veio para ficar. Para isso, virou nômade digital e vai morar apenas em imóveis da plataforma.

QUAIS BENEFÍCIOS EM CONTRATAR NÔMADES DIGITAIS?

De acordo com Marina, “o anywhere office faz com que a empresa não precise demitir profissionais excelentes caso optem por mudanças distantes o suficiente que não consigam trabalhar no escritório. (..) O método também se estende para casos de viagens distantes a longo prazo e até mesmo mochilões”, completa.

“Outro pró é que, com a diversidade de ter pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a chance de inovar com diferentes insights e pontos de vista é gigante. Sem contar com a fama mundial, onde a empresa passa a ser conhecida em diversos lugares sem precisar ter uma sede nas respectivas regiões, apenas no ‘boca a boca’. O enriquecimento do Employer Branding é indiscutível quando atribuímos o anywhere office à cultura da empresa”, afirma a especialista.

+ Aula gratuita: Anywhere Office e o formato de trabalho híbrido

QUAIS SÃO OS DESAFIOS EM CONTRATAR NÔMADES DIGITAIS?

Tudo o que é muito bom também tem seus desafios. Como por exemplo, algumas empresas que não nasceram na era digital sofreram e sofrem um choque cultural. “Do qual há impacto no pilar de pessoas, financeiro, RH, tecnologia, entre outros. Elas precisam criar todo um planejamento para adaptar-se ao novo cenário”, diz Marina.

“Já nas empresas que nascem neste cenário, pode haver uma falta de integração entre as pessoas, o que também pode ser um fator prejudicial à retenção de talentos”, afirma a especialista.

Além disso, segundo Maurício Guidi, sócio da área trabalhista do Pinheiro Neto, é preciso ter atenção com a tributação de cada país [que o nômade estará]. Isso porque, “o país não tem tratados de tributação ou acordos previdenciários com todos os países”, conta ele.

Caso a empresa queira contratar um nômade estrangeiro, é possível. E qual lei a empresa deve seguir: a que o nômade está ou é de origem ou a do Brasil? É preciso avaliar caso a caso. “Um nômade digital pode ser regido pela lei do Brasil, do país no que trabalha, ou da sede da empresa empregadora”, diz Guidi.

+ Quer ficar por dentro das inovações? Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.

(Foto: Pexels)

QUAIS SÃO AS MELHORES CIDADES PARA NÔMADES DIGITAIS NO BRASIL?

Caso você queira começar o novo estilo de vida no Brasil, o Melhores Destinos listou as 10 melhores cidades no país para nômades digitais. Os critérios foram: velocidade de conexão com a internet, custo de vida e atrações próximas. Confira:

1 - João Pessoa

2 - Aracaju

3 - Itacaré

4 - Belo Horizonte

5 - Pirenópolis

6 - Curitiba

7 - Vitória

8 - Florianópolis

9 - Rio de Janeiro

10 - São Paulo

QUAIS SÃO AS MELHORES CIDADES PARA NÔMADES DIGITAIS NO MUNDO?

Agora, se o seu objetivo é ser nômade digital fora do Brasil, a consultoria WorkMotion fez um levantamento com as cidades mais amigáveis para o trabalho remoto. Veja:

1 - Melbourne (Austrália)

2 - Montreal (Canadá)

3 - Sydney (Austrália) 

4 - Wellington (Nova Zelândia) 

5 - Praga (República Checa) 

6 - Toronto (Canadá) 

7 - Talinn (Estônia) 

8 - Zagreb (Croácia) 

9 - Singapura (Singapura) 

10 - Dublin (Irlanda)

QUAIS SÃO AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA SE TORNAR NÔMADE DIGITAL?

Para você adotar o modelo que reúne viagem e trabalho, é preciso se organizar! Primeiro, entenda quais são os seus destinos e objetivos. Lembre-se que ao escolher seu destino é fundamental além de pesquisar locais para trabalhar, entender o custo de vida, opções de lazer e acesso à internet e locomoção. Também é importante ter uma agenda bem atualizada e ferramentas que estejam sempre conectadas e disponíveis para você executar suas tarefas e ficar por dentro do que está acontecendo no trabalho.

Você também pode automatizar os processos repetitivos do seu trabalho e assim garantir que não vá precisar ficar acompanhando todas as etapas em tempo real. Ferramentas como a Automate.io, por exemplo, permitem automatizar o seu trabalho de maneira intuitiva. Você consegue criar um fluxo para toda vez que seu cliente preencher um formulário, ele é adicionado à sua base de e-mail. Confira este artigo para conhecer mais ferramentas para quem quer trabalhar como nômade digital.

POR QUE NÔMADE DIGITAL VIROU TENDÊNCIA?

Virou moda trabalhar em qualquer lugar do mundo, sim. Além do percentual que contamos na abertura desta matéria, 6 em cada 10 executivos dizem que a empresa que trabalha vai aumentar o investimento em tecnologia ou ferramentas digitais este ano para ampliar a contratação dos nômades digitais. 

Além dos países criarem visto especial para nômade digital - o que atrai visitantes e movimenta a economia do país - também surgiram modelos de negócios focados em atrair esse público, como por exemplo as proptechs (a exemplo do Airbnb, Tabas e Casai). 

O comportamento também fez hotéis - dos mais tradicionais aos modernos - adequarem espaços para os nômades digitais. Na lista estão marcas como o grupo Accor e o Hilton. Agora conte para a gente: você gostaria de adotar esse estilo de vida?

Banner XBA setembro 2022

Leitura recomendada

Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por essas e outras exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido, aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo