Muito tem se falado sobre as mudanças nas relações de trabalho e emprego. Inúmeras profissões vão desaparecer nos próximos anos e outras tantas serão criadas...
robô e um ser humano em frente a uma fábrica (Fonte: Getty Images)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Junior Borneli
Segundo estudo da McKinsey, cerca de 800 milhões de pessoas perderão seus empregos até 2030, sendo substituídas por robôs e por programas munidos de inteligência artificial.
Para tentar mostrar o impacto dessas mudanças, o site www.willrobotstakemyjob.com traz uma lista de 702 profissões que serão impactadas – em diferentes níveis – pela tecnologia.
Os Taxistas, por exemplo, têm 89% de chances de serem totalmente substituídos por robôs (carros autônomos, no caso). Já para Engenheiros Eletrônicos, o risco é bem menor, de apenas 2,5%.
Juízes e Magistrados têm 40% de chances de não existir mais no futuro, enquanto as Secretárias devem se preocupar, porque a chance de perderem o emprego para um robô é de 81%.
Veja os riscos em algumas outras profissões:
E a sua profissão? Vai existir daqui a 10 anos?
Há um estudo, publicado pela Organização Mundial do Trabalho, que afirma que 65% das crianças, que hoje estão no primário, vão trabalhar em profissões que ainda não existem.
E que 60% dos jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho, estão ingressando em profissões que possivelmente não existirão mais em 15 anos, segundo a Foundation for Young Australians.
Dúvida disso tudo? Então procure no mercado um Operador de Drones com 5 anos de experiência. Ou um programador de computador com mais de 10 anos de experiencia em aplicativos para celular.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!