Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Pela primeira vez, robô de inteligência artificial será ‘advogado’ de um réu em defesa jurídica

Em fevereiro, pela primeira vez na história, um bot de inteligência artificial será o advogado de um réu em uma audiência no tribunal. Entenda como funciona e o que isso tem a ver com o seu negócio

Pela primeira vez, robô de inteligência artificial será ‘advogado’ de um réu em defesa jurídica

Tribunal (Foto: RichLegg via Getty Images)

, jornalista

5 min

9 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

A frase é clichê: parece filme de ficção científica, mas não é. A tecnologia de inteligência artificial tem avançado nos últimos anos e não seria diferente no mercado judicial.

Isso porque, em fevereiro, pela primeira vez na história, um bot de inteligência artificial será o advogado de um réu em uma audiência no tribunal. 

A tecnologia foi desenvolvida pela DoNotPay. A empresa não revelou os detalhes, como local da audiência e acusações do réu, segundo o Business Insider, porém reforça que a IA é a tecnologia do futuro, mas também do agora.


ROBÔ ADVOGADO: COMO VAI FUNCIONAR?

Na prática, o robô advogado vai funcionar assim: o réu usará um aplicativo de smartphone e um fone de ouvido.

O robô advogado, depois de ouvir os argumentos do tribunal, vai oferecer aconselhamento jurídico (o que o réu deve dizer em sua defesa) por meio do fone de ouvido. Tudo isso em tempo real. 

Foto: zhuyufang via Getty Images

ROBÔS NO MERCADO JURÍDICO

Essa, contudo, não é a primeira vez que a inteligência artificial marca presença no mercado jurídico.

No Brasil, por exemplo, o Eli, tornou-se o primeiro robô assistente de advogado no país. Com o uso da inteligência artificial, ele acelera o andamento de processos e aumenta a produtividade dos advogados.

Diante do avanço da tecnologia, é possível afirmar que os profissionais devem entender sobre inteligência artificial para ganhar tempo, focar na precisão dos processos e, consequentemente, se destacar no mercado.

E você deve estar pensando: “seria o fim do emprego dos advogados?” Leia este artigo para entender mais.

POR QUE IMPORTA?

Robô advogado e chat GPT são alguns exemplos de como a inteligência artificial está a todo vapor. Não à toa o renomado Scott Galloway deu a deixa: IA será a tecnologia mais importante de 2023.

Isso porque, as possibilidades de uso da inteligência artificial são imensas. Você pode usá-la para otimização de processos internos, criação de produtos, copy (a StartSe, por exemplo, lançou uma ferramenta gratuita de inteligência artificial para empresas). Enfim, a reflexão que fica é: como você pode se aperfeiçoar e usar a ferramenta para inovar a sua carreira ou o seu negócio?

Leitura recomendada

Inteligência artificial é um dos temas do SXSW, conferência que acontece em Austin em março deste ano. O evento reúne tecnologia, inovação, negócios e entretenimento e você poderá ter uma experiência personalizada junto a StartSe. Participe!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo