Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual é o segredo para ter uma boa equipe, segundo líder do Google Cloud

Em entrevista exclusiva à StartSe, Anderson Gaspar, head de vendas de nativas digitais no Google Cloud no Brasil, traz a importância em ter uma equipe que saiba trabalhar junto

Qual é o segredo para ter uma boa equipe, segundo líder do Google Cloud

Anderson Gaspar, head de vendas de nativas digitais no Google Cloud no Brasil (Foto: divulgação Google Cloud)

, jornalista

5 min

18 jun 2023

Atualizado: 18 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

“Aprendo com os meus erros. A partir deles, entendo como eu estimulo cada indivíduo para caminhar na direção que a gente precisa".

Essa é a lição de Anderson Gaspar, head de vendas das nativas digitais no Google Cloud no Brasil. Ele lidera um time estratégico de negócios na empresa e me disse que um dos critérios para alcançar bons resultados é ter uma equipe que trabalhe bem junta. 

Conversei com ele para aprender um pouco mais sobre os desafios de liderança em uma empresa como a Alphabet. Confira os principais trechos do que ele dividiu comigo:

Qual é o segredo para formar uma boa equipe de trabalho?

Anderson Gaspar: Invisto muito do meu tempo na formação de time, escolho as melhores pessoas possíveis para trabalhar. Além disso, costumo falar que a minha função principal aqui não é atrapalhar elas, e sim deixá-las fazer um trabalho bem feito. 

E qual é a estratégia para não atrapalhar o time?

Anderson Gaspar: Odeio microgerenciamento, odeio ter controle de tudo. Claro que nessa liturgia corporativa há algumas coisas que você tem que ter. Faz parte do processo. Mas eu procuro minimizar isso e deixar cada um fazer o seu trabalho. 


Por quê?

Anderson Gaspar: Porque cada indivíduo tem a sua maneira de chegar nos resultados. Claro que tem coisas que não são negociáveis como ética.

 Como faz para manter todos engajados e gerando resultados?

Anderson Gaspar: Esse é o meu maior desafio. Isso porque, você tem a estratégia e os objetivos e precisa fazer com que todo mundo caminhe nessa direção. Só que cada indivíduo precisa de um estímulo diferente para andar na mesma direção.

Por que cada pessoa é única, né? 

Anderson Gaspar: Isso. Cada uma tem a sua forma de reagir ao mesmo estímulo. Então, se eu der o mesmo estímulo para todo mundo, não vai funcionar. 

E como você faz?

Anderson Gaspar: Eu procuro muito entender a pessoa: o que funciona e como ela reage. Tem pessoas que necessitam ser cobradas, outras precisam ter liberdade. Outras precisam ter coach, outras precisam de aceitação. Eu tento entender isso. Claro que erro muito também. 

Como lida com esses erros?

Anderson Gaspar: Aprendo com os meus erros. A partir deles, entendo como eu estimulo cada indivíduo para caminhar na direção que a gente precisa. Acho que esse é o principal desafio que eu tenho hoje. E isso também muda porque as pessoas mudam, o mercado muda, enfim. 

Por que importa?

A liderança desempenha um papel importante no cenário de uma boa equipe de trabalho, afinal, é responsável por motivar, orientar e inspirar as pessoas. Apesar disso, apenas 32% das pessoas se sentem engajadas em seus empregos, segundo uma pesquisa da Gallup. Assim, é importante que você forme um bom time para atingir bons resultados. Neste artigo, você entende sobre o papel da liderança na equipe.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!