Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Gestão de Pessoas

Fim do modelo de Planejamento, Comando e Controle

Horizontalidade e confiança devem fazer parte do novo pacote da liderança. Mas por que o método Planejamento, Comando e Controle parou de fazer sentido?

Fim do modelo de Planejamento, Comando e Controle

tallis gomes fortuna

A gestão baseada em planejamento, comando e controle (PCC) funcionou muito bem para empresas ao longo do século XXI. Este modelo foi responsável por estabelecer uma hierarquia e gerar produtividade em todos os setores produtivos e, em última análise, moldou o mercado como existia até poucas décadas atrás.

No entanto, o avanço exponencial do desenvolvimento tecnológico disruptou modelos de negócios antigos. Os mercados tornaram-se muito mais imprevisíveis, os profissionais passaram a valorizar novas prioridades e os clientes passaram a ter muito mais opções por conta da concorrência dinâmica. Neste novo cenário, surge a necessidade de um modelo de gestão baseado na agilidade, na experimentação e no contexto.

Gestão por contexto

“Organizações precisam aumentar o repertório”, afirma Cristiano Kruel, head de inovação da StartSe.“ Entender melhor de tecnologia, não subestimar novos modelos de negócio e, assim, reimaginar a gestão para um contexto de alta incerteza”.

Neste modelo de gestão, substitui-se planejamento por projetos, experimentos e investigações. O comando dá lugar à liderança. O controle abre espaço para o alinhamento com propósito. E, no centro deste propósito, está o valor que se gera ao cliente — e não um processo ou produto específico, pois isto limita a empresa.

Substituir o controle pelo alinhamento é uma prática que define a gestão por contexto. Isto significa que não cabe à liderança verificar sistematicamente a rotina de cada colaborador. Do contrário, a responsabilidade dela é definir, com transparência, qual é o objetivo da empresa como um todo, de uma área ou de um determinado colaborador.

Para se aprofundar ainda mais na transformação das empresas para a Nova Economia, conheça os métodos de gestão utilizadas no Vale do Silício! 

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo