Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Vert agora se chama Veja (e o que você pode aprender com isso)?

Há cerca de dez anos, quando a marca desembarcou no país, teve problemas jurídicos com o registro da marca. Agora, conseguiu mudar o nome e chama-se oficialmente Veja em todo o mundo.

Por que a Vert agora se chama Veja (e o que você pode aprender com isso)?

(Imagem: Reprodução Veja)

, jornalista

4 min

22 mar 2024

Atualizado: 22 mar 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A marca Vert agora se chama Veja.

Para você ter uma ideia, inicialmente, a marca francesa de tênis ecológicos, fundada por Sébastien Kopp e François-Ghislain, era conhecida como Veja na Europa e Vert no Brasil.

O motivo? Há cerca de dez anos, quando a marca desembarcou no país, teve problemas jurídicos com o registro da marca. Agora, conseguiu mudar o nome e chama-se oficialmente Veja em todo o mundo.

Mas afinal, quando mudar o nome de uma empresa?

Crie uma estratégia

Primeiro, crie uma estratégia. “Defina uma proposta de valor. Lembre-se que o nome pode ser criativo e divertido, mas se questione: ‘ele se conecta com o seu público? Transmite quem é a sua marca?'”, aconselha Erika Pinheiro, diretora de marca da anacouto, maior referência em branding no Brasil nesta reportagem.


Entenda a relevância da marca no mercado

Além disso, converse com as pessoas envolvidas na construção da marca para entender qual é o público-alvo, como está o mercado, quais são as intenções da marca, os players e os concorrentes, qual a promessa e proposta de valor de cada um.

Não copie seu concorrente

Após mapear a concorrência, não a copie. Você precisa achar o seu lugar no mercado, “Se copiar o que todo mundo faz, pode até dar certo no início, mas não se sustenta. Vai ser só mais um negócio [igual aos outros]. A diferenciação é o que vai fazer o consumidor escolher a sua empresa”, completa a especialista.

Por que importa?

Mudar o nome da empresa não é algo que se faz de repente. É preciso ter um plano para que tudo seja feito da melhor forma possível e que a mudança esteja de acordo com os objetivos do negócio.

O caso da Vert é um bom exemplo. A empresa decidiu mudar o nome para Veja porque esse já era usado em outros países. Isso ajudou a fortalecer a marca no mundo todo.

Então, antes de mudar o nome da sua empresa, pense bem no que você quer alcançar com isso. Faça um plano e certifique-se de que a mudança está alinhada com os objetivos da empresa.

Leitura recomendada

Para quem é do varejo, sabe que a NRF em Nova York é o grande evento do ano do setor. Porém em 2024, o evento acontecerá em sua primeira edição fora dos EUA e na região que hoje cria as principais tendências de varejo: a Ásia. E você pode ir junto com a StartSe. Entenda mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!