Há cerca de dez anos, quando a marca desembarcou no país, teve problemas jurídicos com o registro da marca. Agora, conseguiu mudar o nome e chama-se oficialmente Veja em todo o mundo.
(Imagem: Reprodução Veja)
, jornalista
4 min
•
22 mar 2024
•
Atualizado: 22 mar 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A marca Vert agora se chama Veja.
Para você ter uma ideia, inicialmente, a marca francesa de tênis ecológicos, fundada por Sébastien Kopp e François-Ghislain, era conhecida como Veja na Europa e Vert no Brasil.
O motivo? Há cerca de dez anos, quando a marca desembarcou no país, teve problemas jurídicos com o registro da marca. Agora, conseguiu mudar o nome e chama-se oficialmente Veja em todo o mundo.
Primeiro, crie uma estratégia. “Defina uma proposta de valor. Lembre-se que o nome pode ser criativo e divertido, mas se questione: ‘ele se conecta com o seu público? Transmite quem é a sua marca?'”, aconselha Erika Pinheiro, diretora de marca da anacouto, maior referência em branding no Brasil nesta reportagem.
Além disso, converse com as pessoas envolvidas na construção da marca para entender qual é o público-alvo, como está o mercado, quais são as intenções da marca, os players e os concorrentes, qual a promessa e proposta de valor de cada um.
Após mapear a concorrência, não a copie. Você precisa achar o seu lugar no mercado, “Se copiar o que todo mundo faz, pode até dar certo no início, mas não se sustenta. Vai ser só mais um negócio [igual aos outros]. A diferenciação é o que vai fazer o consumidor escolher a sua empresa”, completa a especialista.
Mudar o nome da empresa não é algo que se faz de repente. É preciso ter um plano para que tudo seja feito da melhor forma possível e que a mudança esteja de acordo com os objetivos do negócio.
O caso da Vert é um bom exemplo. A empresa decidiu mudar o nome para Veja porque esse já era usado em outros países. Isso ajudou a fortalecer a marca no mundo todo.
Então, antes de mudar o nome da sua empresa, pense bem no que você quer alcançar com isso. Faça um plano e certifique-se de que a mudança está alinhada com os objetivos da empresa.
Leitura recomendada
Para quem é do varejo, sabe que a NRF em Nova York é o grande evento do ano do setor. Porém em 2024, o evento acontecerá em sua primeira edição fora dos EUA e na região que hoje cria as principais tendências de varejo: a Ásia. E você pode ir junto com a StartSe. Entenda mais!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!