Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunicação clara para líderes: como exercitar essa habilidade

Aprenda sobre a importância da comunicação na empresa e como se comunicar de forma clara e eficaz para obter melhores resultados

Comunicação clara para líderes: como exercitar essa habilidade

Pessoas conversando no escritório (Foto: Canva)

, jornalista

6 min

23 jan 2023

Atualizado: 30 jan 2023

Tenho certeza que, alguma vez no seu trabalho, a mensagem que você gostaria de passar foi entendida de forma errada pela outra pessoa. E você deve ter respondido “não, não foi isso que eu quis dizer”, acertei?

Quando isso acontece, é algo frustrante. Eu sei. E é exatamente por isso que precisamos treinar a nossa comunicação para que a mensagem seja clara e objetiva.

Assim, se torna cada vez mais uma liderança que tem uma comunicação clara ― uma das soft skills mais promissoras para 2023 ― e que é, consequentemente, inspiradora.

O que é a comunicação na liderança?

A comunicação da liderança no mundo corporativo tem o papel fundamental de criar e oferecer um ambiente de confiança com seus liderados. 

Isso não significa que você deve ter uma liderança baseada no autoritarismo. “E sim, você precisa ser uma autoridade que ofereça confiança para as pessoas. Porque a confiança é a base da comunicação, a base do resultado, a base do time, é a base total do negócio”, diz Priscila Schmidt, especialista em comunicação e fundadora da Versa no videocast Mulheres do Agora.


Reunião de equipe definindo metas com post-its (foto: Getty)

Qual o papel do líder comunicador?

Ter relacionamentos positivos e usar a comunicação para motivar, inspirar e guiar seus funcionários. Não significa que você precisa ter simpatia, mas sim ter boa comunicação e carisma.

“Isso porque, a simpatia e carisma são duas coisas diferentes. Simpatia é quando você quer ser legal e amado ou amada por todo mundo. Não queremos isso. Já o carisma é quando você é uma pessoa que está relaxada e mostra que o time pode relaxar também porque as coisas estão sob controle”, afirma Priscila.

Como conduzir uma conversa difícil?

Muitas vezes, a liderança precisa ter conversas difíceis com o time, principalmente em tempos de Great Resignation e Quiet Quitting, certo? 

Afinal, é importante para garantir que o time esteja cumprindo as expectativas da empresa. Essas conversas também ajudam a estabelecer limites claros e a manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Também podem ajudar os funcionários a melhorar sua performance, porque você aplica feedback sobre o que estão fazendo bem e o que precisa ser melhorado.

Assim, confira algumas dicas de como ter conversas difíceis com as pessoas de sua equipe:

1. Prepare-se: antes de ter uma conversa difícil, certifique-se de que você tem todas as informações necessárias para conversar sobre o assunto. 

2. Tenha clareza: “quando você estiver falando, saiba a quem está se dirigindo (...) Isso gera credibilidade”, diz Angelika Blendstrup, mentora de startups no Vale do Silício e professora do WLP, formação internacional de impacto, que desenvolve habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma liderança feminina transformadora.

Além disso, no primeiro momento, fale. No segundo, sobre o impacto desses acontecimentos. 

4. Diga qual é o objetivo: “e, por último, fale sobre o compromisso de vocês e onde querem chegar”, diz Priscila.

Confira mais no videocast sobre liderança Mulheres do Agora:

Thumbnail do vídeo

Por que importa?

A comunicação é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer liderança. É importante que a liderança se comunique de forma clara e objetiva, pois isso ajuda a criar confiança entre os funcionários. Além disso, é importante que a liderança estabeleça relacionamentos positivos com seus funcionários, ouvindo-os e incentivando-os a expressar suas opiniões. Afinal, estamos na era da cultura da transparência no mundo corporativo.

Leitura recomendada

Para melhorar a comunicação e transformar os objetivos da sua marca em resultados, conheça as soluções da Versa Comunicação.

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo